Os times auto-organizados no Scrum - Site Campus

Os times auto-organizados no Scrum

Os times auto-organizados no Scrum

Uma equipe de desenvolvimento Scrum precisa ser auto-organizada para que o projeto possa decorrer sem problemas. Esses times são fortes exatamente nesse conjunto.

A auto-organização dentro de um time pode ser entendida como aquela equipe que trabalha para a realização de um objetivo específico, automotivadas e com a capacidade e autoridade para tomar decisões importantes, sem precisar que alguém os mande fazer isso.

Essa filosofia de autonomia e simplicidade garante que o time de desenvolvimento no Scrum possa cuidar dos problemas que estão ao seu alcance e tocar o projeto, sem precisar que alguém pare o que está fazendo e os peça para fazer a coisa certa.

E essas equipes oferecem muito mais valor para o projeto exatamente por esse motivo.

Eles puxam o trabalho para si próprios e assumem as responsabilidades. Eles tendem a gerenciar todo o seu trabalho como um grupo e melhoram, com isso, suas habilidades individuais de maneira contínua e saudável.
Carreiras Site Campus

Essa auto-organização não significa que os membros da equipe são autorizados para agir de qualquer maneira e eles entendem isso. Os integrantes da equipe entendem a responsabilidade e importância que cai sobre cada um para tomar as decisões certas.

Obviamente, esses times precisam de liderança e de auxílio para as decisões grandes ou problemas que pesam seu trabalho de continuar, mas é claro que para isso temos outros papéis no Scrum para auxiliar o time a não ter problemas e poder realizar seu trabalho da melhor maneira possível.

As priorizações do Product Backlog precisa ser feita pelo Product Owner que representa a voz do cliente. Mas uma equipe Scrum auto-organizada está envolvida na missão de estimar a realização dessas tarefas e decidir quais são os melhores caminhos a seguir para conseguir entregar o que o cliente precisa da melhor maneira possível. Durante esses processos, cada membro da equipe é responsável por determinar que trabalho ele ou ela estará fazendo.

A auto-organização é fundamental para o sucesso de projetos ágeis.

É também um dos pontos mais difíceis de o time assimilar e vivenciar na prática.Talvez porque a grande maioria já traz na bagagem experiências nas quais alguém dizia à eles não só o que fazer, mas também como e quando fazer.

Realizar trabalhos complexos podem parecer simples quando o time de desenvolvimento entende sua missão e está engajado em fazer isso da melhor forma possível.

Entenda que isso não é forçado.

De forma natural, as pessoas ao desenvolverem-se entendem que podem fazer o seu trabalho de maneira cada vez mais eficaz e eficiente. E ser auto-organizado para entender o que precisa ser feito e quando precisa ser feito, garante que essas equipes fiquem cada vez mais maduras para projetos ainda mais complexos e desafiadores que estarão por vir.


 

Sobre o Autor

William Meller é fundador do Portal Sucesso Jovem, profissional de TI e projetos e voluntário no PMI.


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,