Planejamento de Vida: Construindo e Planejando Seu Futuro - Site Campus

Planejamento de Vida: Construindo e Planejando Seu Futuro

Planejamento de Vida Construindo e Planejando Seu Futuro

Queremos manter em nossas vidas uma constante evolução, certo? Mas como está indo o nosso planejamento pessoal de vida para fazer a nossa evolução ser em direção ao que sonhamos?

Confira neste artigo uma reflexão sobre isso.

Pensar em futuro é um pouco complexo para alguns, principalmente ao entender quando é esse intervalo que podemos chamar de futuro.

Seria ele daqui algumas horas, dias ou quem sabe anos?

A verdade é que pensar naquilo que ainda não aconteceu é um processo difícil para nós. Os mais otimistas podem se frustrar e os mais pessimistas se surpreenderem.

Mas independente de expectativas, todos podemos concordar que queremos algo melhor para nosso futuro. Algo melhor do que a nossa situação atual, por melhor que ela seja.

Somos seres inquietos e que desejamos de evoluir, certo?
Carreiras Site Campus

A grande verdade é que o tempo não funciona da mesma forma para todos. Para alguns, o futuro pode significar o próximo ano e o planejamento de sua vida é baseado para esse “futuro” específico.

Para outros o futuro está no longo prazo e significa algo que só é pensado para daqui 10 anos.

Isso é curioso e interessante de ser analisado, pois demonstra o quanto somos diferentes quando falamos de planejamento e as diferentes formas que nossas experiências nos ensinaram a pensar no futuro.

Na verdade, tanto faz a forma como você enxerga e planeja o futuro.

Desde que você planeje!

Não posso dizer que há uma forma correta de ir planejando seu futuro, pois isso é muito pessoal. Mas posso sugerir a você olhar para todos os “diferentes futuros” que poderá enfrentar em sua vida.

Se for pensar no longo prazo, ótimo. Pense em tudo que você gostaria de ter construído e onde você gostaria de estar daqui 10, 20 ou 30 anos.

Mas lembre-se que para chegar nesse planejamento daqui a 10 anos, tem que pensar no que temos que fazer pelos próximos 3 anos também.

E aí estamos começando a pensar no futuro a curto e médio prazo.

Consegue perceber que há uma forma “híbrida” de pensar no futuro e planejar nossa vida? Que há uma forma de intercalar planejamento pessoal para o curto e também para o longo prazo?

A única questão que precisamos levar em consideração é a forma que vamos olhar para esses diferentes planos pessoais. Saber analisar o futuro e pensar no que queremos e quando queremos cada realização.

Estar preparado para os desafios que poderão surgir é uma forma de garantir que nossos planos sejam concretizados. E quando temos conhecimento do que queremos para nosso futuro e onde queremos chegar, fica mais fácil quebrar esses grandes sonhos em pequenos pedaços para buscarmos sempre a realização deles.

Mas por onde você poderia começar?!

Existem cinco passos que guiam qualquer planejamento pessoal que faço hoje, confira:

  1. Orientação: Onde estou agora em relação ao que desejo? O que realmente quero? Preciso disso?
  2. Plano: Se isso fosse um projeto passo a passo, qual seria o último passo?
  3. Planejamento: Partindo desse ultimo passo, de trás para frente (top-down) vou definindo os objetivos que preciso atingir.
  4. Ação: Ao chegar no último item (primeiro a ser feito) penso em quando, como e quais recursos preciso para fazer isso acontecer.
  5. Revisão e recompensa: Já com o plano virando um projeto de vida, controlo para que cada etapa seja como uma meta e eu me recompenso por atingir aquela meta.

Na última semana eu escrevi um texto bem interessante chamado “Não Aceite o Que Está Errado, Aprenda a Respeitar o Certo”, caso tenha interesse em ler esse artigo na íntegra, clique aqui.

E fiquei ligado que na próxima semana terá um artigo bem interessante sobre os diferentes tipos de inteligência que somos capazes de desenvolver.

Fique ligado, sucesso!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,