PMI adia mudança da prova PMP para 20 de junho de 2020

PMI adia atualização da prova PMP para 30 de junho de 2020 – mas esse não é o problema!

Eu sempre gostei do PMI. Devo minha carreira ao PMI. Contudo, mesmo sendo um fã de carteirinha e tendo um débito enorme para com a instituição, acredito que a migração do exame PMP para esta abordagem híbrida – com 50% da prova sendo sobre agile – aconteceu rápido demais e sem a devida organização. A atualização da prova, antes marcada para 16 de dezembro de 2019, foi transferida para 30 de junho de 2020. Rápida dentro do contexto atual, tarde demais se considerarmos que a certificação ACP foi lançada em 2011. Será que o PMI está fazendo as coisas do jeito certo?

A notícia é boa. Eu mesmo já havia decidido aposentar nosso curso preparatório PMP/CAPM. Não teria tempo de planejar qualquer atualização. Agora posso refletir melhor. Vale citar que não somos REP, não pagamos anualmente as taxas do PMI para ser uma instituição credenciada – então outras instituições podem ter informações que não tenho. Decidi não ser REP porque o valor é alto para o tamanho da nossa escola, sem mencionar que não é necessário para emissão de certificados de conclusão aceitos pelo PMI para as provas de certificação.

Veja o vídeo abaixo com mais detalhes sobre a mudança:

Mesmo não sendo REP, os materiais oferecidos pelo PMI a comunidade como um todo quanto as mudanças no exame são fracos. Eles não indicam bem onde encontrar o conteúdo do exame. Isso é péssimo para o aluno. Certificações como as de ITIL tem a apresentação do livro e da página onde cada tipo de questão será encontrada. Eu entenderia que uma atualização “normal”, uma mudança “padrão”, não tivesse este tipo de detalhamento. Mas a situação é outra. Enquanto instituição de ensino podemos ter alguns gaps, mas o aluno precisa de mais informações e elas só podem ser dadas pelo PMI e tem de estar disponíveis e acessíveis para todos. O guia da prova e até o crossover são superficiais. Não é hora de ser superficial e pensar “este é nosso jeito, vire-se”. Enviei um email para o PMI e o retorno que tive foi essencialmente esse.

A Axelos fez um ótimo trabalho na virada de chave para a ITIL4, mesmo que a gente não tenha isso em inglês, o conteúdo disponível para a comunidade e alunos em geral é muito grande. Na minha opinião, e é só uma opinião, faltou gerenciamento de mudança – porque foi uma mudança grande demais para ser tratada como uma mudança de exame como foram as anteriores. Não é mais sobre uma edição do PMBOK, é uma mudança de mindset.

Falando em mudança, o PMI poderia ter tomado este caminho 10 anos atrás, talvez um pouco mais ou pouco menos. Ao invés disso decidiu lançar a certificação ACP. Ao meu ver, a certificação ACP acabou tirando da certificação PMP aquela representativade de campo. Ser PMP já não era ser um gerente de projetos completo. Você concorda? É minha opinião, você não precisa tomar como uma verdade universal.

Agora teremos uma certificação híbrida, a PMP, que chega com uma atualização absurdamente tardia, além de uma certificação do próprio PMI para profissionais com experiência prática em agile. Elas competem entre si. Não é como a SP ou RMP. Eu não vejo assim, apesar de entender a justificativa racional ou de produto – “é uma especialização, uma certificação avançada”. Só que no mercado gerencial você precisa conhecer de agile de verdade, não é só mais uma especialização, para muitos agile é a gestão em si.

Enfim, você tem até o dia 30 de junho de 2020 para se atualizar. Hoje são cerca de 1 milhão de PMPs. Será que vamos chegar aos 2 milhões até 2030? Ficam as reflexões e os desafios para o PMI. Se você tiver informações que eu não tenho, compartilhe. Meu único intuito é criar um melhor entendimento do cenário com todos alunos e comunidade em geral. Vai ser ótimo ter aqui sua contribuição.

Inscreva-se na minha newsletter para receber notificações de novos vídeos toda semana

http://promo.sitecampus.com.br/newsletter-frederico-aranha

Siga-me no LinkedIn

Acesse https://www.linkedin.com/in/azevedoaranha/e siga-me no LinkedIn! Eu costumo compartilhar meus vídeos por lá também, além de conversar bastante com todos profissionais presentes na minha rede 

#
Fale com o Site Campus

Tags: , ,