O que o PMI espera de um gerente de projetos?

O que o PMI espera de um gerente de projetos?

O que o PMI Espera de um Gerente de Projetos

Um Gerente de Projetos precisa construir para si uma caixa de ferramentas que colabora com seu crescimento. Confira algumas competências básicas!

O PMCD (Project Manager Competency Development) Framework, desenvolvido e publicado pelo PMI, traz a seguinte definição para quem gerencia projetos:

“Gerentes de Projetos competentes aplicam consistentemente seus conhecimentos em gerenciamento de projetos e comportamentos pessoais para aumentar a probabilidade de entregar projetos que atendam aos requisitos dos ‘stakeholders’. Gerentes de Projetos trazem juntos conhecimentos, habilidades, características pessoais e atitudes focadas na entrega de um projeto”.

Adicionalmente, o PMCD lista as seguintes competências pessoais para o Gerente de Projetos:

  • Comunicação
  • Liderança
  • Gerenciamento
  • Habilidade Cognitiva
  • Efetividade
  • Profissionalismo

Já o PMBOK define de maneira direta o Gerente de Projetos:

“O Gerente de Projetos é a pessoa designada pela organização executora para atingir os objetivos do projeto”. Adicionalmente, traz também que o Gerente de Projetos:

  • Concentra-se nos objetivos especificados do projeto;
  • Controla os recursos atribuídos ao projeto para atender da melhor forma possível aos objetivos do projeto;
  • Gerencia as restrições (escopo, cronograma, custo e qualidade).

E conclui que, para um gerenciamento eficaz, faz-se necessário Conhecimento em gerenciamento, Desempenho na aplicação desse conhecimento e Competências. Espera-se pessoas que tratam do comportamento de tudo o que envolve a execução do projeto.

Embora apresentadas de maneiras um pouco diferentes, tanto no PMCD como no PMBOK, nota-se que o aspecto pessoal tem relevância fundamental no perfil do Gerente de Projetos.

E também, que a performance (efetividade e desempenho) tem posição de destaque.

Obviamente, existem muitas outras habilidades que complementam o perfil esperado para um gerente de projetos competente.

Em breve falaremos sobre isso aqui no Site Campus e vamos trazer para vocês a caixa de ferramentas que acreditamos que você deveria carregar consigo.

Por fim, recomendo este artigo que fala sobre as habilidades e competências de um gerente de projetos para complementar sua leitura.

Clique aqui e veja uma aula sobre gestão de projetos na prática com o professor Flávio Costa – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Aquecimento Black Friday Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,