Gestão de Riscos: Você Ainda Vai Desejar Ter Se Especializado...

Gestão de riscos: você ainda vai desejar ter se especializado nesta área!

Gestão de Riscos

Que tal aumentar suas chances de sucesso e explorar a oportunidade de crescer no Brasil do futuro? Você ainda vai ter desejado se especializar em Gestão de Riscos…

Grana. É isso. Acho que não tem muito para onde correr. Projetos precisam de dinheiro para saírem do papel, a gente precisa de dinheiro para pagar contas pessoais. Para mim, Frederico Aranha, gerenciamento de riscos significa dinheiro. Mais dinheiro.

Hoje, além de professor e consultor em gerenciamento de projetos, também empreendo. Patrocino projetos. Eu já gerenciava riscos em projetos como PMP® há algum tempo, mas o verdadeiro valor do gerenciamento de riscos eu vi na prática uma vez que me tornei empresário.
Black Week Site Campus

Um risco não é necessariamente algo ruim, riscos podem ser oportunidades. Mas antes de falar das oportunidades, quero falar de números. Gerenciar riscos aumenta a chance de sucesso dos projetos que gerenciamos e aumenta, assim, nossa chance de sucesso profissional. Cada vez mais empresas buscam – sem querer parecer clichê – mais resultados com menos recursos, além de melhores profissionais. O momento que vivemos não é um clichê, é único: retomada do crescimento. Vamos sair do negativo, podes crer!

Ricardo Amorim fala em crescimento de até 6% ao ano nos próximos 5 anos. Será possível? Este é um risco positivo se analisarmos dados históricos. A oportunidade está dada. Vamos voltar a falar sobre dinheiro?

Quando começamos a identificar riscos em nosso projeto, temos a tendência de buscar apenas riscos negativos, ameaças. Um bom treinamento em gerenciamento de riscos vai te dar a percepção de que oportunidades também são riscos, mas positivos. Identificar é o primeiro passo, o segundo passo é analisar os riscos para então planejar respostas. Quando pensamos em um risco de atraso frente a algum evento climático e nos preparamos para este risco, estamos garantindo o sucesso do projeto e garantindo que o impacto financeiro daquele risco não vai ser uma surpresa. Isso significa segurança para as contas da empresa e satisfação para as partes interessadas.

Recentemente recebi uma proposta: criar 3 cursos sob demanda para uma empresa enorme. Fechamos o negócio com base em um projeto preliminar. Logo de cara percebi que existia a possibilidade de antecipar diversas entregas se meu fornecedor de material didático se organizasse bem. Essa possibilidade precisaria ser explorada: eu antecipei passagens aéreas, fiz uma boa negociação com hotéis e até consegui um desconto em um restaurante em São Paulo – onde iria gravar os cursos – porque consegui paralelizar o trabalho do meu fornecedor junto ao meu e garantir a entrega do material didático de todos os cursos de forma antecipada. Ao invés de fazer 3 viagens para gravar os cursos, com minha nova organização pude fazer tudo em uma única viagem. Sim, mais dinheiro para minha empresa! Isso é ruim?

Eu percebi a oportunidade: antecipar a entrega do material me permitiria gravar todos os cursos de uma vez só. Pimba: consegui. Eu identifiquei um risco positivo, explorei a oportunidade alterando meu projeto e negociando boas taxas com fornecedores de serviços. A empresa ganhou mais dinheiro.

A sua mente precisa estar pronta para entender o gerenciamento de riscos. Este mindset vai preparar você para explorar oportunidades, eliminar ameaças, aumentar o ROI dos projetos que você gerencia e diminuir a insegurança de partes interessadas frente ao seu trabalho.

Nós vamos precisar de você, nós, empresários, agora que o Brasil está voltando a crescer. Você pode se tornar um dos menos de 200 profissionais especializados em gerenciamento de riscos no Brasil e fazer desse um dos seus maiores diferenciais.

Clique aqui e veja uma aula sobre o Gerenciamento de Riscos do nosso curso preparatório para a certificação PMI – RMP – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , , ,