Startups - Porque existem tantas falhas?
Categorias: Governança e Gestão de TI, Marketing e Empreendedorismo
Certamente não podemos prever o futuro, mas alguns erros comuns em Startups podem justificar seus fracassos.
Embora este fato possa parecer estranho face às circunstâncias em que surge e se desenvolve, a verdade é que existem algumas variáveis que justificam esse fracasso e que valem a reflexão a seguir.
Startups: Visão de futuro é preciso!
Um dos motivos que justificam de fato o insucesso das startups se prende com a ausência de uma visão de futuro – isto é, com a incapacidade de o empreendedor enxergar a longo prazo. Nessa lógica, o planejamento se reveste de uma importância fundamental, já que é necessário que o empreendedor concilie um projeto de longo prazo com metas de curto prazo que se reverterão em ações concretas capazes de alavancar o negócio idealizado.
Necessidade imperativa: controle financeiro
Não, uma planilha básica com fluxo de entrada (receita) e fluxo de saída (despesa) não é sinônimo de controlar um negócio em início de vida. O controle financeiro é uma tarefa com uma carga de responsabilidade muito elevada e da qual depende a saúde e manutenção da empresa no mercado, por isso, o mais acertado é que o mesmo seja entregue a um profissional especializado ou a uma empresa de consultoria credenciada neste domínio.
Extrapolar a realidade
Ter um negócio próprio e inovador é visto, naturalmente, como um projeto entusiasmante. No entanto, o excesso de otimismo atrapalha o desenvolvimento do negócio e, naturalmente, compromete o seu crescimento e as hipóteses de sucesso.
Startup: A utópica procura pela perfeição
Outra das variáveis que justifica o fracasso de inúmeras startups remete para o fato de, muitas vezes, o empreendedor iniciar uma busca incessante e obsessiva pelo produto ou serviço que pretende comercializar, empreendendo por processos de aperfeiçoamento infinitos que acabam por atrasar o seu tempo útil de lançamento no mercado.
Nesta lógica, vale frisar que o produto ou serviço lançado se vai aperfeiçoando com o decorrer do tempo e as reações do mercado ao mesmo, sendo que assim a atenção deverá focar-se, acima de tudo, no timming do seu lançamento.
Siga-me no LinkedIn
Acesse e siga o professor Frederico Aranha no LinkedIn! Costumamos compartilhar vídeos por lá também, além de conversar bastante com todos profissionais da rede!
Para mais informações entre em contato!

Siga nossas redes sociais!