Princípio Scrum 02: Auto-organização - Site Campus

Princípio Scrum 02: Auto-organização

A auto-organização é um princípio Scrum que está diretamente ligado ao time do projeto e as pessoas que nele estão envolvidas. Confira mais sobre esse princípio.

A auto-organização é um princípio Scrum que está diretamente ligado ao time do projeto e as pessoas que nele estão envolvidas. Confira mais sobre esse princípio.

O Scrum acredita que as pessoas que estão envolvidas em um projeto são auto-motivadas e procuram aceitar responsabilidades maiores.

Com isso, a base deste princípio é acreditar que elas entregam um valor maior quando possuem auto-organização.

A auto-organização não significa que os membros do time estejam autorizados a agir da maneira que eles quiserem e simplesmente tocarem o trabalho do projeto sem nenhum tipo de organização ou liderança.

A experiência de todos os membros time é utilizada para avaliar como um trabalho deve ser feito e qual a melhor forma de conduzir esse trabalho ao longo de uma Sprint.

Esse julgamento e experiência são aplicados a todos os aspectos técnicos e de gerenciamento do projeto durante o processo de Criar os Entregáveis. Apesar da priorização ser feita principalmente pelo Dono do Produto, que representa a voz do cliente, o time auto-organizado está diretamente envolvido na distribuição e estimativa de tarefas. Afinal, são eles quem executarão o trabalho e quem poderá dizer o tempo necessário.

É por isso que o estilo de liderança mais indicado para o Scrum Master lidar com o time é a liderança servidora.

Esse tipo de liderança enfatiza as necessidades das pessoas para ajudá-las a desenvolverem o seu melhor quando buscam entregar resultados.

Um time auto-organizado por definir em conjunto a criação de valor para o cliente, entende qual a melhor forma de abordar cada necessidade e como será construída cada resposta para as dores que o cliente tem.

Os resultados entregues por esse time mostram na prática o quanto eles mesmos são capazes de compreender os problemas que o projeto por base tem e que implicam nos resultados esperados por esse projeto. Com tudo isso em mente, as pessoas que trabalham diariamente na criação de valor para o projeto entendem como a sua pequena contribuição pode ser importante para a entrega de todo o projeto.

Clique aqui e veja uma aula sobre a certificação em Agile (PMI-ACP) com o professor Flávio Costa – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Cursos Online Site Campus


#
Fale com o Site Campus

Tags: , ,