Princípio Scrum 03: Colaboração - Site Campus

Princípio Scrum 03: Colaboração

Princípio Scrum 03: Colaboração

O princípio da colaboração no Scrum garante que as pessoas evoluam como um time quando trabalham com o framework e tirem o melhor proveito disso.

A Colaboração em Scrum se refere ao time do Scrum como um todo trabalhando e interagindo em conjunto com os Stakeholders para criar e validar as entregas do projeto, para assim atingir os objetivos e criar valor com esse projeto.

Colaboração ocorre quando um time trabalha em conjunto, contribuindo uns com os outros para produzir algo maior.

Quando as pessoas se engajam para entregar objetivos comuns, costumam gerar um poder de entrega maior que suas próprias capacidades individuais.

As principais dimensões do trabalho colaborativo segundo o Guia SBOK são:

  • Consciência: Os indivíduos que trabalham juntos precisam estar cientes do trabalho um do outro.
  • Articulação: Os colaboradores devem dividir o trabalho em unidades, dividir as unidades entre os membros do time, e em seguida, assim que o trabalho for concluído, devem integrá-lo.
  • Apropriação: Adaptação de tecnologia para a própria situação; a tecnologia pode ser usada de uma maneira completamente diferente da que esperada pelos designers.

O próprio manifesto ágil enfatiza a importância das pessoas acima de tudo e a colaboração com o cliente acima da negociação de contrato.

Garantir um cliente próximo do time e um time que está engajado com os objetivos do cliente ajuda você a gerenciar de maneira mais objetiva aquilo que deseja atingir no final de seu projeto.

Assim, o Scrum adota uma abordagem em que os membros do time de desenvolvimento, o Product Owner e o Scrum Master colaborem uns com os outros e com os Stakeholders para criar os entregáveis que proporcionem o maior valor possível para o cliente.

Essa colaboração ocorre durante todo o projeto.

É uma ajuda mútua e conjunta. Se um membro do time perder o prazo de entrega de uma tarefa, os membros do Time Scrum se organizam de forma colaborativa, ajudando-se para completar a tarefa e cumprir as metas acordadas para a conclusão do Sprint.

A própria melhoria contínua do projeto é garantida graças a essa interação que permite as pessoas aprenderem umas com as outras para criar valor em conjunto naquilo que fazem. De uma forma geral, os envolvidos no projeto compreendam como é importante que todos eles estejam trabalhando em conjunto e colaborando entre si para que tudo possa fluir.

Clique aqui e veja uma aula sobre as certificações da Scrum Study com o professor Frederico Aranha – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Cursos Online Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , ,