Princípio Scrum 04: Priorização baseada em valor - Site Campus

Princípio Scrum 04: Priorização baseada em valor

Princípio Scrum 04: Priorização baseada em valor

Projetos existem por um motivo e precisam buscar esses objetivos para mostrar valor ao cliente. Conheça mais o princípio da priorização baseada em valor.

Nada é feito sem um objetivo bem definido. Quando se trata de projeto então, nem deveria-se pensar em executar uma simples atividade se ela não estiver diretamente conectada com objetivos claros e para trazer resultados específicos para o negócio.

O framework Scrum é impulsionado pelo objetivo de oferecer o máximo valor de negócio em um período de tempo mínimo.

Essa é a base do Scrum.

Uma das ferramentas mais eficazes para realizar esse objetivo é a priorização que se baseia em entregar valor constante para o cliente.

A priorização pode ser definida como a ordem em que as coisas são separadas e organizadas entre o que vai ser feito agora e o que precisa ser feito mais tarde. Tudo isso baseado somente no quanto entregará de valor ao cliente.

O Scrum usa a Priorização Baseada em Valor como um dos princípios fundamentais que impulsiona a estrutura e funcionalidade de todo o framework Scrum, ajudando os projetos a se beneficiarem através da adaptabilidade e desenvolvimento iterativo do produto ou serviço.

Simplificando bem tudo isso, podemos resumir dizendo que o Scrum tem como objetivo entregar um produto ou serviço de valor para o cliente durante todas as fases do projeto.

O Product Owner deve trabalhar simultaneamente com o time Scrum para entender os riscos e as incertezas do projeto, pois podem haver consequências negativas associadas a eles.

Isso deve ser levado em conta ao priorizar-se o que será feito em uma abordagem baseada em valor.

Uma vez que o Product Owner recebe os requisitos de negócio do cliente e transcreve para a forma de User Stories viáveis, ele trabalha com o cliente e com o patrocinador para entender quais são os requisitos de negócios que fornecem o maior valor de negócio.

É a partir disso que “as coisas começam” a ser planejadas, pensando de uma forma que cada entrega possa gerar o que o cliente espera de retorno para seu negócio.

Assim, conforme o projeto anda, o Scrum vai agregando valor para o cliente e pode fazer com que seu negócio também sinta o valor gerado por esse projeto.

Clique aqui e veja uma aula sobre certificações em agile do nosso curso preparatório para as certificações PSM e PSPO da Scrum.org – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Natal Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , ,