Princípio Scrum 05:Time-boxing - Site Campus

Princípio Scrum 05:Time-boxing

Princípio Scrum 05:Time-boxing

Scrum trata o tempo como uma das restrições mais importantes no gerenciamento de um projeto. Você conhece o princípio Scrum do Time-boxing?

Para solucionar as restrições de tempo, o Scrum introduz um conceito chamado Time-boxing, que propõe a ideia de fixar o tempo para cada processo e atividade de um projeto Scrum, ajudando as pessoas a se limitarem a algumas regras iniciais e verem o tempo como uma questão importante no projeto.

Isso garante que os membros do Scrum não usem o tempo de forma errada em um trabalho específico, e não gastem o seu tempo e energia em um trabalho no qual eles tenham pouco conhecimento.

O Time-boxing é uma prática fundamental, mas deve ser aplicado com cuidado, pois se for utilizado de forma rigorosa e excessiva demais, pode levar a desmotivação do time e a criação de uma ambiente que não é propício à colaboração.

Vejamos onde o Time-boxing aparece e como percebemos o valor desse princípio:

Sprint

Um Sprint é uma iteração Time-boxed, de 1 a 6 semanas de duração.

Durante o Sprint, o Scrum Master facilita e protege o Time Scrum de impedimentos internos e externos durante o processo de criação dos entregáveis

Para obter o máximo de benefícios a partir de um projeto Scrum, é sempre recomendável manter o Sprint Time boxed em 4 semanas, a menos que existam projetos com requisitos muito estáveis, onde os Sprints podem se estender até 6 semanas.

Reunião Diária

É uma reunião diária curta, com Time-boxed de 15 minutos.

Os membros do time se reúnem para relatar o andamento do projeto e compreenderem o que cada membro tem feito e problemas que possam estar aparecendo.

Reunião de Planejamento do Sprint

Para um Sprint de um mês é Time-boxed em oito horas.

Essa reunião é realizada antes do Sprint, como parte do processo de Criar o Backlog do Sprint.

Sendo que ainda essa reunião é dividida em duas partes:

  1. Definição do objetivo da Sprint
  2. Estimativa de trabalho da Sprint

Reunião de Revisão do Sprint

Essa reunião é Time-boxed de quatro horas para um Sprint de um mês.

Durante a reunião o Time Scrum apresenta ao Product Owner os resultados do Sprint atual. O Product Owner revisa e então aceita ou rejeita as User Stories.

Reunião de Retrospectiva do Sprint

Para um Sprint de um mês, é Time-boxed em quatro horas, e é realizada como parte do processo de Retrospectiva do Sprint.

O time discute sobre o que correu de forma positiva ou negativa durante o Sprint anterior, com o objetivo de aprender e fazer melhorias nos próximos Sprints.

Fonte: SBOK – Scrum Study

Clique aqui e veja uma aula sobre a certificação de risco (PMI-RMP) com o professor Alexendre Vignado – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Cursos Online Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , ,