Princípio Scrum 06: Desenvolvimento iterativo - Site Campus

Princípio Scrum 06: Desenvolvimento iterativo

O Scrum tem o objetivo de oferecer o maior valor para negócio em um curto período de tempo. Conheça como o desenvolvimento iterativo ajuda nisso.

O Scrum tem o objetivo de oferecer o maior valor para negócio em um curto período de tempo. Conheça como o desenvolvimento iterativo ajuda nisso.

Se um dos principais objetivos do Scrum é oferecer valor ao negócio em períodos de tempo e respostas menores, o framework precisa entregar resultado de maneira contínua.

Para alcançar este objetivo, na prática, o Scrum acredita em desenvolvimento iterativo de resultados.

Na maioria dos projetos complexos, o cliente pode não ser capaz de definir totalmente os requisitos, ou ainda, não ter certeza de como deve ser o produto final.

O modelo iterativo é mais flexível para assegurar que qualquer mudança solicitada pelo cliente possa ser incluída como parte do projeto.

O desenvolvimento iterativo é uma das premissas do Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software, criado em 2001. O modelo iterativo reduz o ciclo de desenvolvimento ao menor tamanho possível, repetindo-o várias vezes com entregas pequenas de software em funcionamento.

Esse ciclo mais curto e contínuo é chamado de iteração. Já os pequenos pedaços entregues a cada ciclo são conhecidos como incrementos. Por isso o nome “desenvolvimento iterativo e incremental” que ouvimos tanto falar.

Um dos pontos mais interessantes desse modelo de desenvolvimento é que cada incremento gera uma versão praticável do software, o que torna a obtenção de feedbacks mais fácil, rápida e constante.

Esses feedbacks frequentes reduzem muito as chances de fracasso do produto, já que permitem que erros e falhas sejam consertadas mais rapidamente.

Esse tipo de desenvolvimento garante ao cliente que as entregas realmente entreguem o valor que ele espera e possam ir evoluindo, ouvindo atentamente cada retorno que o cliente apresenta à equipe do projeto sobre aquilo que lhe está sendo entregue.

Um dos grandes benefícios do desenvolvimento iterativo é que ele permite a correção de curso, na medida em que todas as pessoas envolvidas adquirem um melhor entendimento sobre o que precisa ser entregue como parte do projeto, e incorporando esse conhecimento de maneira iterativa.

Assim, o tempo e o esforço necessário para chegar ao ponto final é consideravelmente reduzido e o time produz resultados que são mais adequados ao ambiente de negócios.

Fonte: SBOK – Scrum Study

Clique aqui e veja uma aula sobre certificações em ITIL com o professor  Maurício Lothhammer – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Cursos Online Site Campus


#
Fale com o Site Campus

Tags: ,