Aprenda os princípios do Scrum de acordo com a SCRUMstudy

Aprendendo os princípios do Scrum de forma rápida de acordo com a SCRUMstudy

Aprendendo os princípios do Scrum de forma rápidaVocê conhece os 6 princípios que baseiam o Scrum? O Scrum é dividido em princípios sem os quais o framework não pode ser aplicado. Saiba mais sobre eles neste artigo!

Os Princípios do Scrum são as diretrizes fundamentais para a aplicação do framework Scrum e devem ser usados em todos os projetos Scrum para que possa-se cumprir suas boas práticas de gestão. Para este artigo, utilizamos como base o SBOK – Scrum Body of Knowledge da SCRUMStudy. Você pode fazer o download do guia clicando aqui. Além disso, temos um curso que você pode, respeitando as condições do mesmo, fazê-lo de forma gratuita. Conheça o curso e a certificação SFC da SCRUMstudy clicando aqui.

Retomando o tema do nosso artigo, tais princípios podem ser aplicados a qualquer tipo de projeto em qualquer organização e devem ser seguidos corretamente para assegurar a aplicação efetiva do framework Scrum. Mais do que isso, assegurar que o mindset ágil está sendo empregado. 

Os princípios do Scrum não podem ser mudados quando se está utilizando Scrum, pois são as regras básicas que fazem o Scrum dar o resultado que se espera em um projeto. Apesar de parecer um pouco antiquado, é assim mesmo: se você não segue os princípios, então não é ágil. É paradoxal até, mas são os princípios que garantem que nossa abordagem seja ágil.

Mantendo os princípios intactos e usando-os de forma adequada, demonstra-se confiança no framework Scrum em relação à realização dos objetivos do projeto. Vamos conferir quais são estes princípios, de acordo com o SBOK?

Os seis princípios são:

  1. Controle de Processos Empíricos: Enfatiza a filosofia central do Scrum com base em três ideias principais: transparência, inspeção e adaptação.
  2. Auto-organização: Focado nos colaboradores atuais de uma organização, que entregam significamente um maior valor quando são auto-organizados e isto resulta em times mais satisfeitos e responsabilidade compartilhada; e em um ambiente inovador e criativo que é mais propício ao crescimento.
  3. Colaboração: Esse princípio concentra-se nas três dimensões básicas relacionadas com o trabalho colaborativo: consciência, articulação e apropriação. Também defende o gerenciamento de projetos como um processo de criação de valor compartilhado, com times trabalhando e interagindo em conjunto para atingirem melhores resultados.
  4. Priorização Baseada em Valor: Esse princípio destaca o foco do Scrum em entregar o máximo de valor de negócio possível, durante todo o projeto.
  5. Time-boxing: Esse princípio descreve como o tempo é considerado uma restrição limitada em Scrum, e como ele é usado para ajudar a gerenciar o planejamento e execução do projeto com eficácia. Os elementos de Time-boxed em Scrum incluem os Sprints, as Reuniões Diárias, a Reunião de Planejamento do Sprint, e a Reunião de Revisão do Sprint.
  6. Desenvolvimento Iterativo: Esse princípio define o desenvolvimento iterativo e enfatiza como administrar melhor as mudanças e criar produtos que atendam às necessidades do cliente. Também delineia as responsabilidades do Dono do Produto e da organização, com relação ao desenvolvimento iterativo.

Quer saber mais? Temos uma formação completa para as certificações centrais da SCRUMstudy – Scrum Developer, Scrum Master e Product Owner. Veja aqui uma aula gratuita deste treinamento onde falamos dos princípios em detalhe!

Carreira Agile Site Campus - Promoção de Agosto


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , , ,