Aprenda mais sobre conceitos de qualidade em Scrum com este artigo!

Algumas considerações de qualidade em projetos ágeis

Algumas considerações de qualidade em projetos ágeis -

Em projetos ágeis as funções para controle de qualidade podem se confundir entre as equipes, mas a qualidade é ponto chave! O que é qualidade em Agile?

Na construção de projetos com metodologias ágeis, as funções e responsabilidades das equipes de garantia da qualidade e de testes frequentemente se sobrepõem.

Assim, as equipes responsáveis pela qualidade do produto desenvolvido são muitas vezes mescladas em habilidades que ajudam o produto nascer e evoluir sempre pensando na qualidade e no valor que está sendo criado para o cliente.

Além disso, como os clientes estão intimamente envolvidos em fornecer feedback em cada sprint, até eles mesmos podem ser considerados como parte da equipe responsável por qualidade. E como projetos ágeis são construídos de maneira iterativa e incremental, os testes e a garantia da qualidade como um todo vão ocorrendo em paralelo com o desenvolvimento do produto. Com isso, não existe um momento específico de teste como formalidade, pois ele acaba sendo mantido do início ao fim, com esforços combinados por todas as partes interessadas.

Resumindo, os testes vão sendo feitos durante todo o ciclo, ao invés de únicos testes no final do desenvolvimento.

Em alguns projetos, mesmo com esses testes ocorrendo em paralelo com o desenvolvimento, ocorrem alguns testes funcionais antes do produto estar funcionando no cliente. Esses esforços garantem que a qualidade é uma rotina e não uma etapa em projetos ágeis.

Toda a abordagem de testes que são feitas em projetos ágeis ocorrem garantindo colaboração entre as partes interessadas, para que o projeto possa evoluir sem deixar falhas pelo caminho que irão trazer problemas futuros para o cliente e, por consequência, para a equipe de desenvolvimento.

Perceba que com isso todo o conceito de garantia da qualidade é importante do início ao fim e garantindo colaboração entre todos os envolvidos no projeto.

Isso é bem bacana, pois ao invés de ter um cargo e uma pessoa única responsável por garantir qualidade, todas as pessoas que estão alocadas no projeto sentem sua responsabilidade por entregar um projeto em sua melhor forma e melhor performance.

O que é qualidade para o Scrum e o agile?

Qualidade, em síntese, é entregar aquilo que o cliente precisa em tempo hábil. É atender aos requisitos do cliente, entregando valor. No Scrum, temos dois eventos centrais para o gerenciamento da qualidade: a reunião de revisão e a reunião de retrospectiva. A reunião de revisão serve como controle de qualidade, enquanto a reunião de retrospectiva serve como garantia da qualidade.

Explico: na revisão, vamos avaliar o que foi construído. O cliente e o Dono do Produto vão averiguar os resultados tangíveis da Sprint, o ciclo de desenvolvimento no Scrum. Feito isso, o time então passa para a reunião de retrospectiva, onde ao invés de analisar o que foi feito, vai analisar como foi feito. Assim, controlar é olhar para o produto pronto, garantir a qualidade é olhar para o como ele foi feito.

No fim das contas, o que vale mesmo é entregar valor. Contudo, precisamos saber como fazer isso!

Para entender melhor o mindset do Scrum, clique aqui e confira esta aula gratuita sobre o Manifesto Ágil de Desenvolvimento de Software e comece a pensar como um agilista!

Black Week Site Campus


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , ,