Gerenciamento de projetos e serviços se completam

Gerenciamento de projetos e serviços se Completam

Gerenciamento de projetos e serviços se Completam

Uma relação entre Gerenciamento de projetos e de serviços pode evitar surpresas na entrega do produto ou serviço.

Uma das situações mais frustrantes para nós profissionais da área de TI é entregar um projeto no prazo combinado, dentro do custo previsto e com a qualidade de acordo com as especificações, mas descobrir logo em seguida que o produto final está muito abaixo das expectativas do cliente.
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Compartilho a experiência de um projeto, no qual, o service desk só soube que deveria dar suporte a uma nova solução, após a sua implementação, quando os incidentes começaram a aparecer. Claramente sob a ótica do gerente de projeto o resultado foi um sucesso. Porém, do ponto de vista do cliente e da operação foi considerado um fiasco total.
Nesse caso, cabe ao gerente de projeto analisar e procurar entender os motivos da insatisfação, evitando assim, que o problema repita-se nos próximos projetos.Via de regra, há uma linha muito bem definida dentro das organizações que divide operações e projetos em dois mundos completamente distintos.

Esse pode ser um dos motivos que causam descontentamento dos clientes com os resultados dos projetos.

Gerenciamento de projetos e serviços se Completam

Para evitar situações como essa, os gerentes de projeto precisam dar atenção especial ao desenvolver o plano de integração e o plano de comunicação do projeto.
Não deve esquecer, de forma alguma, de envolver as áreas de operações e suporte, que serão responsáveis pelo atendimento aos usuários após a entrega do mesmo.
Integrar os gestores de serviços de TI e gerentes de projetos é uma prática que as organizações deveriam adotar sem exceção. É fundamental que durante o desenvolvimento de uma solução ou novo serviço de TI, as áreas responsáveis pela operação sejam ouvidas e engajadas no processo e o gerente do projeto dedique um tempo para conhecer de perto as áreas e clientes que serão afetados.
 
A conclusão é que se trata de detalhes, que na prática exigem pouco esforço, mas que podem poupar muito retrabalho e stress para toda a organização.


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