Gerenciamento de projetos e serviços se completam

Gerenciamento de projetos e serviços se Completam

Gerenciamento de projetos e serviços se Completam

Uma boa relação entre Gerenciamento de projetos e de serviços é um fator muito importante, pois evitará surpresas na entrega do produto ou do serviço.

Uma das situações mais frustrantes para nós profissionais da área de TI é entregar um projeto no prazo combinado, dentro do custo previsto e com a qualidade de acordo com as especificações, mas descobrir logo em seguida que o produto final está muito abaixo das expectativas do cliente.
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Compartilho a experiência de um projeto, no qual, o service desk só soube que deveria dar suporte a uma nova solução, após a sua implementação, quando os incidentes começaram a aparecer. Claramente sob a ótica do gerente de projeto o resultado foi um sucesso. Porém, do ponto de vista do cliente e da operação foi considerado um fiasco total.
Nesse caso, cabe ao gerente de projeto analisar e procurar entender os motivos da insatisfação, evitando assim, que o problema repita-se nos próximos projetos.Via de regra, há uma linha muito bem definida dentro das organizações que divide operações e projetos em dois mundos completamente distintos.

Esse pode ser um dos motivos que causam descontentamento dos clientes com os resultados dos projetos.

Para evitar situações como essa, os gerentes de projeto precisam dar atenção especial ao desenvolver o plano de integração e o plano de comunicação do projeto.
Não deve esquecer, de forma alguma, de envolver as áreas de operações e suporte, que serão responsáveis pelo atendimento aos usuários após a entrega do mesmo.
Integrar os gestores de serviços de TI e gerentes de projetos é uma prática que as organizações deveriam adotar sem exceção. É fundamental que durante o desenvolvimento de uma solução ou novo serviço de TI, as áreas responsáveis pela operação sejam ouvidas e engajadas no processo e o gerente do projeto dedique um tempo para conhecer de perto as áreas e clientes que serão afetados.
 
A conclusão é que tratam-se de detalhes, que na prática exigem pouco esforço, mas que podem poupar muito retrabalho e stress para toda a organização.
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