Quem é o Agile Coach - Site Campus

Quem é o Agile Coach?

Quem é o Agile Coach

Muito ouve-se falar sobre a figura do Agile Coach. Mas quem é essa pessoa e o que ela realmente tem a ver com a implantação de metodologias ágeis?

Coaching trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada. O processo de Coaching é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

Agile Coaches são profissionais especialistas em Scrum – na teoria e na prática, combinando o framework com técnicas de coaching voltadas para os membros do Time Scrum. Não necessariamente atua como Scrum Master, mas pode ocupar este papel se necessário.

Eles têm uma compreensão aprofundada das práticas e princípios de Scrum e experiência do mundo real em organizações reais com projetos reais. Um profissional com conhecimento e experiência em Agile pode ter exercido diferentes papéis dentro do processo ágil. Geralmente, Agile Coaches já passaram por diversos papéis em times Scrum: desenvolvedor, Scrum Master e Product Owner.

Enfim, ele pode ter sido um líder técnico, um analista, um designer, e ter exercido ainda outros papéis. Como Agile Coach o mais importante é o profissional ter expertise, utilizando metodologias ágeis para desenvolver produtos e serviços.

Se o profissional já tem um bom preparo em Agile, ele precisa agora desenvolver suas habilidades para poder auxiliar as pessoas e o processo de trabalho. Ele vai contribuir com toda a organização não apenas na adoção do Scrum, se necessário, mas na sua manutenção.

Basicamente, o Agile Coach chega para ter a figura de um orientador técnico importante para uma primeira implantação de metodologias ágeis de maneira completa e que realmente possa gerar valor para a organização.

O trabalho de um Coach é importante dentro da Agilidade, pois ele orienta e desenvolve pessoas para suportar todo o processo, tanto de adoção da metodologia, quanto a melhoria constante.

Essa figura pode ajudar você e sua empresa a passarem para as metodologias ágeis sem sofrer traumas ou passar trabalho com processos ainda complexos para sua empresa se adaptar. Para ser Agile Coach, contudo, é preciso ter reconhecimento no mercado. 

Caso haja alguma dúvida, entre em contato.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,