Quero ser gerente de projetos, mas por onde eu começo? - Site Campus

Quero ser gerente de projetos, mas por onde eu começo?

Quero ser gerente de projetos, mas por onde eu começo?

Você quer ser gerentes de projetos, mas não sabe por onde começar? Este artigo foi criado especialmente para você!

Ser um gerente de projetos requer horas de experiência e com conhecimentos técnicos, habilidades de liderança e boas práticas comprovadas. O primeiro passo para isso, é saber o que um gerente de projetos faz.

Se você ainda tem dúvidas por onde começar em sua carreira profissional como gerente de projetos, vamos tirá-las e te mostrar por onde deve iniciar sua nova jornada.

Ah, antes de qualquer coisa quero dizer que se você já está pensando em ser um gerente de projetos, já está dando o primeiro passo.

Por esse motivo preparamos alguns tópicos importantes que irão te ajudar nessa tomada de decisão que é tão importante para a sua vida profissional. Confira abaixo:

Estude

Sim, estude. Talvez para você essa seja uma dica óbvia, porém, temos que ressaltar isso. Estudar é importantíssimo para aumentar o seu conhecimento profissional e claro para se tornar um gerente de projetos com um conhecimento avançado.

Existem diversos cursos no mercado para você iniciar sua imersão como gerente de projetos, posso citar alguns como: curso de capacitação em gerenciamento de projetos, pós-graduação ou MBA e também existem cursos que podem ser feitos nos finais de semana, que é interessante para quem está iniciando nessa jornada e pode ser um bom começo para você.

E aqui no Site Campus, você pode encontrar cursos online: Clique Aqui!

Fique atento as certificações

Existem dois tipos de certificações quem tem como base o PMBok, que são as principais certificações emitidas pelo Project Managemen Institute (PMI). São elas: A certificação CAPM (Certified Associate in Project Management), é indicada para aqueles que pretendem trabalhar em equipe e tem pouca ou nenhuma experiência para se tornar um gerente de projetos e a certificação PMP (Project Management Professional), essa é uma certificação indicada para quem já tem experiência suficiente para atuar como gerente de projetos.

Porém, existem outras certificações além do PMI, que também agregam valor a sua carreira. Mas nesse caso resolvi te apresentar as certificações que são mais requisitadas e mais bem vistas no mercado de trabalho, e que te deixará um passo a frente em qualquer processo de seleção na busca de um emprego.

Mantenha-se atualizado no mercado de gerente de projetos

Além de estudar e também ser um profissional certificado, é importante sempre estar atualizado na sua profissão como gerente de projetos. Fique atento a tudo que acontece no mercado, novos cursos, novas certificações e uma boa dica para se manter atualizado é criar uma rede de relacionamento com pessoas que estão no mesmo sentido que você, que querem caminhar para ter um sucesso profissional e que estão sempre procurando por tendências e outras novidades da carreira.

Procure participar ativamente da comunidade de gerenciamento de projetos, tenha um equilíbrio de conhecimento técnico com as habilidades interpessoais e não deixe de ter foco em tudo que for fazer.

Quando você se mantém atualizado muitas coisas irão acontecer naturalmente e você se tornará um profissional de destaque dentro da corporação em que trabalha.

Agora, para finalizar este artigo preparei para você quais são as principais tarefas de um gerente de projetos. Confira abaixo:

  1. Planejar
  2. Executar
  3. Controlar

Você vai precisar desempenhar cada uma dessas tarefas de maneira adequada e também ficar atento à aplicação das tarefas as suas habilidades interpessoais e não apenas nas tarefas técnicas relacionadas a essas atividades, assim você irá se comunicar melhor, motivar e liderar a sua equipe.

Deixe seu feedback na nossa página!

Conecte-se com o Professor Frederico Aranha no LinkedIn e fique por dentro dos novos posts sobre gerenciamento e muito mais!

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,