Scrum em Projetos, Saiba Como Aplicar!

Scrum em Projetos

Scrum em Projetos

Queremos te ajudar a entender o Scrum e como você pode aplicá-lo em seu dia-a-dia como gerente de projetos. Leia este artigo se você quer aprender mais!

Scrum é mais um instrumento na caixa de ferramentas do gerente de projetos. Contudo, ele não existe apenas para gerente de projetos. Scrum existe como uma forma de se trabalhar que evoca liberdade, respeito, significa mais do que apenas um framework para quem desenvolve produtos com eles. Assim sendo, se para o gerente de projetos é uma forma de planejar e executar a construção de produtos em um projeto, para desenvolvedores é muito mais do que isso.

Desta pluralidade é que você deve partir na sua busca pela compreensão do que é Scrum. Nossos cursos são direcionados para gerente de projetos, porque somos gerentes de projetos. Por isso saiba que nossa visão pode diferir da visão de um desenvolvedor de software ou agilista cujo foco não é estudar diversas práticas gerenciais, mas manter seu foco em técnicas de desenvolvimento de produtos.

Agora que você entendeu de qual Scrum estamos falando, saiba que você pode trabalhar com Scrum e com outras práticas e modelos de gerenciamento de projetos sem problema algum. Mais do que isso, não precisa de nenhum manual além das boas práticas já consolidadas no mercado de gerenciamento de projetos e, claro, conhecer Scrum.

Poderíamos parar aqui e você já teria ganho algo muito importante: a noção de que aplicar Scrum em projetos é simples. Scrum é um framework para criar produtos complexos: de software até aviões. Você vai, como gerente de projetos, planejar seu projeto e para a produção irá considerar os rituais do Scrum em seu cronograma e no seu planejamento. Sério. Fora isso, basta aplicar o conceito de gerenciamento de projetos de forma iterativa incremental.

Iterativo incremental, este é o segredo do sucesso. Seu projeto, para estar alinhado com o Scrum, precisa ser gerido, planejado e executado em ondas sucessivas. Você planeja um pouco, constrói um pouco, entrega um pouco. Isso entrega valor mais rápido para clientes e patrocinadores ao passo que ajuda a enfrentar incertezas e diminui o impacto de riscos no projeto. É mais fácil abraçar mudanças assim. Tudo isso vai ficar claro para você se você for um gerente de projetos experiente.

Clique aqui e veja uma aula sobre certificações em agile do nosso curso preparatório para as certificações PSM e PSPO da Scrum.org – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha


#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , , ,