Scrum Master: o que é e o que faz? - Site Campus

Scrum Master: o que é e o que faz?

De acordo com o Scrum.org, o Scrum é um framework que permite que equipes trabalhem em projetos complexos e entreguem produtos de alto valor abordando problemas de forma adaptativa. Promove equipes auto-organizadas e aceita mudanças facilmente, de acordo com princípios ágeis. Ele define três papéis essenciais: Dono do Produto, Time de Desenvolvimento e Scrum Master. Hoje falaremos sobre o Scrum Master.

O papel de Scrum Master foi criado como parte do framework Scrum. Ele é basicamente isto: um mestre em Scrum. O nome do papel tinha a intenção inicial de indicar alguém que é um especialista em Scrum e, portanto, pode treinar outras pessoas. O papel em si não tem nenhuma autoridade real (como um gerente ou um chefe), sendo na prática um líder servidor.

O objetivo do Scrum Master é ser um coach e facilitador para uma equipe ágil. Ele garante a aplicação do framework Scrum, facilitando o processo para a organização, o Dono do Produto e o Time Scrum. Ele encoraja e treina o Time Scrum para utilização de práticas ágeis de forma a completar o trabalho que o Dono do Produto prioriza. Cabe a ele manter as práticas Scrum, apoiar os outros papéis e manter a colaboração ativa.

Papel e responsabilidades de um Scrum Master


O Scrum Master não é o responsável direto pelo sucesso do projeto. No entanto, sem um Scrum Master, a coisa toda desmoronaria. A responsabilidade de um Scrum Master é basicamente garantir que o Framework Scrum seja seguido pelo time e que seja dado à equipe o espaço necessário para que sigam o processo.

Enquanto o Dono do Produto precisa ter muito conhecimento do negócio onde está inserido, o Scrum Master precisa familiarizar-se profundamente com os métodos ágeis e as técnicas necessárias para sua utilização. Neste sentido, ele precisa ser o maior conhecedor do assunto no time, deve compreender e dominar os princípios, valores e práticas do Scrum. Mais que isso, cabe a ele dedicar-se a aprender cada vez mais sobre o Scrum e sempre compartilhar este conhecimento com o time.

É o Scrum Master que orienta e informa o Time Scrum sobre as melhores práticas e as ferramentas do framework Scrum mais adequadas para serem usadas nos Sprints. Mas entenda que isso não significa que ele fará o trabalho por eles. Afinal, um Time Scrum é auto-organizado.

Ele não está diretamente envolvido na tomada de decisões, mas atua como um guia para orientar a equipe através do framework Scrum, utilizando sua experiência e conhecimento. Cabe a ele organizar e facilitar os eventos como: Reunião Diária, Planejamento da Sprint, Revisão da Sprint, Retrospectiva da Sprint, além da própria Sprint em si. Também é responsável por melhorar as interações entre o Time Scrum e a empresa, a fim de maximizar a produtividade.

Porém o Scrum Master deve ter cuidado com a “evangelização” excessiva. Assim, ao invés de apontar aos membros da equipe quando eles estão “executando o Scrum de forma errada”, deve focar em identificar o que as pessoas estão fazendo corretamente. E precisa reconhecer as boas coisas realizadas pelo time. Então, com um espírito de líder servidor, deve mostrar como as coisas poderiam ser feitas de forma ainda melhor. Ou seja, não deve nunca deixar o time se acomodar, ficar na zona de conforto. Deve fazer isso instigando constantemente o time a evoluir. Este é o caminho adequado para a melhoria contínua.

Conforme o Guia do Scrum, o Scrum Master é o líder da mudança. A diferença em como o Scrum Master lidera a mudança não está em usar autoridade, dando prescrições. Ele deve fazer isso encorajando o empirismo.

A melhor maneira de conduzir a mudança em um sistema complexo é influenciando positivamente a interação entre as pessoas. Isso só é possível construindo harmonia e conhecendo profundamente cada indivíduo. O Scrum Master deve passar o máximo de tempo interagindo com os membros da equipe, o Dono do Produto e os Stakeholders.

Além de treinar, orientar e facilitar, o Scrum Master deve investir seu tempo na observação. Isto permite obter uma compreensão mais profunda dos motivos pelos quais os problemas estão se repetindo, porque a mudança está acontecendo lentamente ou porque as coisas podem não estar ocorrendo como deveriam.

Mas o objetivo de observar não pode ser apontar o dedo ou julgar a pessoa que está causando o problema. O propósito deve ser compreender e encontrar uma oportunidade para influenciar as interações e assim melhorar o funcionamento da equipe.

Relacionamento entre o Scrum Master, o Dono do Produto e o Time de Desenvolvimento

Quando se trata do Time Scrum, um Scrum Master atua como um treinador, ajudando-os a se organizarem e trabalharem de maneira multifuncional. Ajuda a fazer com que a equipe crie um produto de alto valor, removendo obstáculos em seu processo e orientando-os em reuniões ou quando a ajuda é necessária.

Um obstáculo ou impedimento pode ser qualquer coisa que retarde a equipe de realizar seu trabalho. Isso pode incluir processos de aprovação desnecessários, resposta lenta de outros departamentos ou talvez até mesmo atualização de hardware ou sistemas desatualizados. Identificando alguma dificuldade, ele irá atuar como um facilitador para ajudar a equipe a resolver aquele problema.

O Time Scrum precisa poder contar com o Scrum Master para limpar o caminho à sua frente. Isso permitirá que eles se concentrem no trabalho a realizar na Sprint, e fazê-lo da forma mais eficiente e eficaz possível. Assim, o Scrum Master atua como um protetor do time e do framework Scrum. Sem a figura do Scrum Master o projeto poderia fracassar e falhar, pois nem todos tem o correto entendimento do funcionamento do Scrum, especialmente as equipes mais novas e menos experientes no framework.

O Scrum Master deve estar sempre à disposição tanto do Time de Desenvolvimento quanto do Dono do Produto. Ele apoiará na utilização do framework, ajudando os integrantes a entender, na teoria e na prática, as regras, os papéis, os eventos, os artefatos, os princípios e os valores do Scrum. Ele vai trazer técnicas e dinâmicas necessárias para o time de desenvolvimento conseguir lidar com o desenvolvimento e para o Dono do Produto construir e refinar o Backlog.

Não há dúvida de que na metodologia ágil a colaboração e a comunicação devem ser sempre amplamente promovidas e incentivadas. Uma das responsabilidades do Scrum Master é garantir que isto esteja ocorrendo. Cabe a ele facilitar toda esta comunicação, moderar as discussões e mediar na resolução de eventuais conflitos.

Como se tornar um Scrum Master?

Qual é o caminho para se tornar um Scrum Master? Uma boa alternativa é através da certificação. A Scrum.org oferece a certificação PSM I (Professional Scrum Master Level I), que valida o conhecimento do framework Scrum e sua aplicação, sob a ótica do papel do Scrum Master.

Para realizar a avaliação você deve entender os fundamentos do framework do Scrum, conhecer quais são os papéis da equipe, quais são os eventos, o que são artefatos e regras e outros termos do Scrum.

O Site Campus oferece gratuitamente o Curso Online Preparatório para Certificação PSM-I® e PSPO-I®. Através dele, e com seu empenho e dedicação, você poderá obter a certificação e tornar-se um Scrum Master!

Sobre o autor:

Ivan Charles Momm é Coordenador de TI da empresa Duas Rodas, em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. Atua há cerca de 30 anos na área de Tecnologia da Informação, com grande experiência na gestão de projetos de infraestrutura de TI, segurança da informação e ERP SAP.


Você também pode ter o seu artigo publicado no nosso site! Para escrever artigos no Site Campus, basta se cadastrar na nossa plataforma clicando aqui. Após se cadastrar, envie um e-mail para autores@sitecampus.com.br com o título “Solicitação permissão autor“, informando no corpo do e-mail o seu login, nome e sobrenome, além de uma breve descrição do que você pretende escrever.

Aproveite para conferir este e outros conteúdos assinando a nossa newsletter! Ela é atualizada semanalmente com conteúdos sobre gerenciamento de projetos e agile!

#
Fale com o Site Campus

Tags:, , ,