Scrum Master ou Gerente de Projetos: quem ganha mais? - Site Campus

Quem ganha mais, Scrum Master ou Gerente de Projetos?

Sei que o assunto pode ser polêmico, mas não é minha intenção criar intrigas. Quero apenas indicar o que encontrei nas minhas pesquisas mais recentes: existem mais vagas para Gerentes de Projetos do que para Scrum Masters e suas derivações. Se somarmos vagas para Scrum Masters, Agile Coaches e POs, ainda assim serão mais vagas para GPs.

Contudo, isso não significa que Gerente de Projetos pode deixar de estudar Scrum, XP, Crystal, FDD e práticas ágeis como um todo. Não dá. Não pode! Isso também não significa que GP pode atuar como Scrum Master e vice-versa. Seria mais fácil um GP virar Scrum Master do que o contrário, mas essa sim seria uma polêmica.

Faça você mesmo a pesquisa se não concorda comigo, seja você Scrum Master ou Gerente de Projetos. A internet é para todos! Assista o vídeo abaixo sobre o tema para entrar na conversa:


Também gostaria de ressaltar que, independente de quem ou o que esteja fazendo ou que posição esteja ocupando, a partir deste ano gerenciamento de riscos está na pauta e você não pode deixar de estudar o tema. Gradativamente ter um bom entendimento de riscos em projetos vai se tornar obrigação para todos que lideram pessoas e projetos.

Confira algumas fontes

Lovmondays – Salário Scrum Master

Lovmondays – Salário GP

Pesquisa Robert Half 2018/19 de salários

No LinkedIn, volume de vagas com palavra-chave “Scrum Master”

Ainda no LinkedIn, volume de vagas com palavra-chave “Gerente de Projetos”

Caso haja alguma dúvida, entre em contato.

Assine minha newsletter e receba informações sobre Scrum Master, Gerente de Projetos e muito mais!

Se gostou do tema e quer receber notificações toda semana, assine minha newsletter em https://promo.sitecampus.com.br/newsletter-frederico-aranha e receba notificações sempre que novo conteúdo for publicado.

Vamos nos conectar?

Estou no LinkedIn, e você? Siga-me ou conecte-se acessando https://www.linkedin.com/in/azevedoaranha/ e vamos crescer juntos!

#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,