Scrum: Porque ter uma reunião diária - Site Campus

Scrum: Porque ter uma reunião diária

Scrum: Porque ter uma reunião diária

O Scrum propõe que aconteça uma reunião diária entre o time de desenvolvimento e o Scrum Master para o projeto andar. Entenda porque ela é realmente necessária.

A reunião diária é uma reunião que muitos membros da equipe podem considerá-la desnecessária de ser realizada já que a equipe trabalha toda no mesmo ambiente. Mas se o Scrum propõe isso, porque ela poderia gerar valor para seu projeto?

A equipe se reúne em cada dia de trabalho para discutir o status do projeto. A reunião é um encontro informal onde todos os membros da equipe se reúnem em um círculo. O objetivo desta reunião é garantir uma melhor coordenação entre os membros da equipe que trabalham para o objetivo final do projeto.

É o momento onde todos os problemas são discutidos e, caso necessário, o Scrum Master como um líder servidor intervém para auxiliar sua equipe a não ter mais pedras pelo caminho.

Com esta reunião, pode-se obter um feedback diário sobre o andamento do projeto e um panorama geral de como as coisas estão indo entre os integrantes do projeto.

Existem três perguntas chave para que possa-se entender o que tem acontecido em cada dia de projeto.

1) O que eu fiz ontem?

2) O que eu vou fazer hoje?

3) O que impede o meu progresso?

Existem casos que entende-se que essas reuniões não são necessárias. Mas você já pensou se algum dos integrantes entendeu errado o que é esperado na Sprint e focou energias no problema errado? Ou ainda, se esse integrante está passando por problemas que gostaria de discutir mais frequentemente com a equipe?
Carreiras Site Campus

Estar atento ao andamento ao longo de toda a Sprint é fundamental para manter um ritmo de trabalho equilibrado. Isso pode parecer algo simples, e de fato é, mas ter um ritmo constante e controlado é muito importante para manter o ânimo e motivação da equipe.

No desenvolvimento ágil é esperado que a equipe seja auto-organizada. Sendo assim, é imprescindível que todos da equipe saibam o que os outros estão fazendo, facilitando assim a tomada de decisões da equipe, com todo mundo podendo ter uma visão mais embasada sobre o que está ocorrendo.

A reunião diária é o momento da equipe se cobrar, entender o porquê das tarefas de alguns membros estarem demorando mais do que o esperado para ser concluída, identificar caminhos errados que possam estar sendo seguidos e propor soluções o quanto antes.

Com a cobrança mútua entre os membros, o foco de toda a equipe tende a estar alinhado, tende a todos concentrarem-se na sprint, em acabar as pendências e alcançar a meta. O que está sendo feito e que não diz respeito à sprint fica transparente na reunião diária, quando é exposto o que foi feito no dia anterior.

Reuniões Diárias melhoram as comunicações, eliminam outras reuniões, identificam e removem impedimentos para o desenvolvimento, destacam e promovem rápidas tomadas de decisão e melhoram o nível de conhecimento do Time de Desenvolvimento.

Como na reunião diária é acordado o que cada um fará no dia, todos se comprometem a realizar suas tarefas combinadas para o dia, aumentando assim o seu compromisso com a equipe e aumentando também o foco no entregável.

O fato dessa reunião ser rápida e feita em pé, facilita que você não tenha preguiça de deixar para lá esse momento simples de entender como as coisas estão indo com seu time.


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,