Ser ágil não significa ausência de documentação - Site Campus

Ser ágil não significa ausência de documentação ou planejamento

Ser ágil não significa ausência de documentação ou planejamento

Pessoas que não conhecem os métodos ágeis cometem o grande erro de dizer que essa metodologia não planeja nem documenta seus projetos. Um erro de falta de conhecimento.

É amplamente conhecido na indústria de desenvolvimento de software que os valores ágeis pregam pela importância de um “software funcionando ao invés de uma extensa documentação”.

Isto tem levado muitas equipes a acreditarem que não existe necessidade de documentação em projetos ágeis ou que o Agile não dá valor para documentação.

Pode até ser verdade que a documentação nos métodos ágeis nem sempre significa descrições completas do código desenvolvido em longos documentos para uso apenas futuro, da mesma maneira que metodologias clássicas de projetos de software pregam.

Mas, no entanto, os métodos ágeis não querem trazer a ideia de pouca ou nenhuma documentação. Essa história de que metodologias não possuem documentação é um grande equívoco.

O fato de os métodos ágeis PREFERIREM software funcionando ao invés de uma documentação extensa, não quer dizer que eles vão contra alguma forma de documentar o projeto. Consegue perceber a diferença?

Métodos ágeis apenas encorajam a documentação certa e garante apenas o suficiente e necessário para um projeto de software. Isso significa, como sempre, simplificar processos que não precisam ser tão complexos assim ao desenvolver um software e entregar valor para o cliente.

Documentar apenas o suficiente ajuda economizar tempo e custo durante o processo de desenvolvimento do projeto.

A documentação em um projeto ágil pode ser simples notas em um quadro branco, com vários post-its ajudando a entender o que foi anotado. Com isso, basta tirar uma foto com seu smartphone e armazenar como uma referência do projeto. Não parece tão simples?

Simplicidade não é sinônimo de desleixo. É sinônimo de clareza, facilidade, desembaraço, modéstia, inteligibilidade.

A ideia é ser veloz e garantir que as coisas possam fluir com essa velocidade.

No entanto, para projetos que exigem documentos descritivos mais completos e detalhados, os profissionais ágeis entendem e percebem qual a melhor maneira de documentar os dados e informações necessárias. Quando a documentação agrega valor para o cliente, aceita-se que ela pode ser sempre criada da maneira mais simples e menos custosa para o projeto.

E o que falar sobre planejamento?

Outro equívoco em torno dos métodos ágeis é que essa abordagem não envolve ou não dá a devida importância ao planejamento.

Mas Agile envolve sim planejamento, tanto quanto qualquer abordagem tradicional. No entanto, a sua forma de olhar para o planejamento é diferente de outras metodologias.

A forma de olhar para o projeto como um todo, mostra que métodos ágeis enfatizam responder às mudanças sem burocracia e que possibilite o projeto não parar de evoluir, conforme os problemas vão aparecendo.

A ideia principal é que equipes ágeis possam sempre ajustar e acomodar essas mudanças no projeto do melhor jeito possível, para que o processo não pare de evoluir e gerar valor com essa evolução. Isso torna as respostas mais rápidas e simples que as equipes tradicionais.

O planejamento nos métodos ágeis não é uma estrutura rígida, mas progressiva.

Estabelecer um rigoroso plano antes do início de um projeto pode parecer organizado, mas é provável que se torne um obstáculo no longo prazo porque os planos tendem a mudar à medida que a equipe começa a aprender com feedback e iterações que vão acontecendo ao longo do projeto.

Planejamento no Agile é baseado nas características do projeto específico e é sistematicamente organizado em iterações com prazo de uma a duas semanas.

Agile acredita na implementação de um plano de curto prazo que seja eficiente e eficaz para o projeto, em vez de desperdiçar esforços na elaboração de um plano muito elaborado que pode não ser bem sucedido ao chegar no final do projeto.

Caso haja alguma dúvida, entre em contato.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,