Ser voluntário PMI agrega experiência para um GP? - Site Campus

Como conquistar experiência gerencial para se tornar um gerente de projetos?

Como vão os seus estudos? Está atualizado nas novas tendências do mercado de gerenciamento de projetos? Nosso post anterior tem informações essenciais para o mercado em 2020, check it up!

Hoje, vamos falar sobre o início da sua carreira como Gerente de Projetos. Sem dúvidas, uma das maiores dificuldades dos novos profissionais é conquistar a experiência necessária.

No vídeo acima, o professor Frederico Aranha fala um pouco de suas experiências no início de sua inserção nesse mercado tão competitivo e, nesse artigo, vamos apresentar alguns dos insights do prof. e mais algumas dicas valiosas.

Arregace as mangas e filie-se!

Se você tiver a oportunidade, procure experiências na área e filie-se a boas instituições como o PMI, começando como voluntário. Existem muitas organizações que precisam da sua ajuda, então não se preocupe se não tiver um PMI na sua cidade.  Ofereça suas habilidades gerenciais, busque oportunidades para trabalhar como gerente de projetos e absorva os ensinamentos que o dia-a-dia imerso em um contexto real te proporcionará. Isso vai te ajudar a conquistar a tão necessária experiência.

O professor Frederico Aranha não pensou duas vezes: logo depois de se formar, em 2007, ingressou num pós graduação que era uma parceria entre a PUC e o PMI, no Rio Grande do Sul. Assim, também, iniciou sua jornada de trabalho voluntário filiando-se ao PMI.

Busque o aprimoramento… Aprenda até com o que der errado!

Trabalhe sua ansiedade e comece pelas funções mais simples, demostrando competência e seriedade enquanto aplica a teoria e galga posições de maior responsabilidade onde estiver atuando como voluntário. Iniciar com a produção de flyers, material de divulgação e pequenas mídias (ou qualquer outra atividade simples) permite que lhe sejam delegadas funções de maior complexidade em momentos que você, já familiarizado com as estruturas gerenciais da instituição, poderá evoluir para novos desafios. E sim, até mesmo como voluntário você vai precisar demonstrar que merece liderar – contudo, busque sempre acelerar este processo e, onde for possível, parta direto para gestão.

Porém, ninguém é perfeito. Esteja ciente que erros acontecem e, por mais cuidadosos e preparados que estejamos, ninguém é imune a imprevistos. O caminho correto a seguir é assumir a responsabilidade e apropriar-se da situação como um aprendizado e uma oportunidade de receber feedbacks que te farão crescer ainda mais! O voluntariado é uma via de duas mãos.

O professor Frederico Aranha também não saiu ileso de erros, mas soube aprender! Muitas vezes, o equívoco parece irremediável e até vergonhoso, porém, com a postura correta, você pode redirecionar o foco e mostrar que sim, todos erramos, mas só um grande gerente de projetos lida bem com a situação e está pronto para mais responsabilidades.

Para isso, conte com o Site Campus! Nosso blog e redes sociais sempre tem a melhor estratégia para cada situação. Siga-nos e faça parte da mais completa rede de GP’s do Brasil!

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,