Teoria X e Y: A teoria da atitude de sucesso - Site Campus

Teoria X e Y: A teoria da atitude de sucesso

Teoria X e Y: A teoria da atitude de sucesso

Conheça nesse artigo a teoria da atitude de sucesso e atitude do fracasso, que são conhecidas por teoria do x e y.

Teoria X e Y – Existe uma teoria que foi idealizada pelo professor e economista americano Douglas McGregor na década de 1960, após a Segunda Guerra Mundial, em seu livro The Human Side of Enterprise, que é uma das mais conhecidas teorias na área de administração, mais especificamente na área de gestão e motivação de pessoas, que norteiam as relações entre as empresas e seus profissionais.

Essa teoria diz respeito a forma como as pessoas lidam com suas atividades e a tendência que possuem de serem responsáveis ou não por suas carreiras.

É basicamente uma fundamentação para explicar a forma como as pessoas se comportam em sua carreira e constroem sua personalidade.

São dois perfis diferentes de profissionais, o profissional com atitude X e o profissional com atitude Y.

Uma dessas personalidades é negativa, e a outra, muito positiva.

Você com certeza vai se confrontar com diferentes tipos de profissionais com quem irá trabalhar ao longo de sua vida e perceberá que a forma de conduzirem suas atividades está muito ligado a essas personalidades apresentadas na Teoria X e Y.

Para ficar mais claro do que estou falando, vamos conhecer os dois perfis:

TEORIA DO X

Essa teoria é chamada por McGregor de “Hipótese da mediocridade das massas” e parte da ideia que os trabalhadores tem repúdio e aversão a tudo aquilo que é de sua responsabilidade ou é seu trabalho. Resumindo em bom português, não gostam de trabalhar.

São os profissionais preguiçosos que odeiam terem responsabilidade e ainda reclamam de quando precisam assumir a responsabilidade por suas atividades.

Obviamente, esses são os funcionários que precisam ser vigiados e liderados muito de perto, precisando de um sistema de controle rigoroso e que faça com que seu potencial e qualidade (mesmo que sejam poucos) possam ser utilizados para o bem de toda equipe e para não permitir que sua forma preguiçosa de trabalhar tome conta do restante dos membros do time.

Características:

  • Preguiçoso;
  • Falta ambição;
  • Egocêntrico;
  • Incapaz de autocontrole e autodisciplina;
  • Resistente a mudanças;
  • Rígido demais e negativo;
  • São meros recursos da empresa, estão lá para fazer o número.

TEORIA DO Y

É aqui que McGregor identifica e conclui que os trabalhadores são os grandes talentos e as pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas.

São os perfis de profissionais que têm gosto pelo trabalho e por fazer a diferença no ambiente em que atuam.

Com esse tipo de profissional é importante ter o máximo de liberdade para que eles possam desenvolverem diariamente sua criatividade em prol da empresa, oferecendo ainda meios para que eles possam evoluir suas competências e crescerem junto com a sua entrega para a equipe.

A teoria Y diz que os funcionários encaram o trabalho com naturalidade e sem criação de problemas ou desmotivação quando crises aparecem.

São profissionais esforçados e que gostam de ter o que fazer.

As recompensas para esse tipo de profissional não são baseadas apenas no dinheiro, mas no reconhecimento e na possibilidade de ascensão dentro da empresa, pois são ambiciosos, automotivados e exercem seu autocontrole.

Este é o conjunto positivo de atitudes que é proposta para um profissional de sucesso. É o lado positivo das atitudes dessa teoria.

Características:

  • Inovadores, criativos e diferenciados;
  • Não aceitam serem um número, buscam seu espaço;
  • Buscam sua satisfação pessoal naquilo que fazem;
  • Grande capacidade de automotivação e autocontrole;
  • Participam das decisões e gostam de registrar sua opinião;
  • O esforço físico e mental empregado no trabalho, é o mesmo dos momentos de lazer;
  • Não só aceita a responsabilidade e desafio, como também os procura;
  • Não faz aquilo que não acredita;
  • Está focado em fazer a diferença;
  • Esse cara, seja esse cara! Mude suas atitudes e construa seu sucesso!

Perceba que são duas características de profissionais muito diferentes. E saiba, como conclusão a este texto, que se você se identificou com as características do profissional da Teoria X é possível mudar essa forma com você é visto.

Basta mudar o seu conjunto de atitudes e construir um propósito para sua vida que cause impacto a tudo que você coloca as mãos. Crie um sentido para sua vida, crie um sentido para conquistar seus sonhos.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,