TI Verde - Você conhece este conceito sustentável?

TI Verde – Você conhece este conceito sustentável?

TI Verde - Você conhece este conceito sustentável?Sustentabilidade é mais que uma palavra que está na moda, é uma realidade! E o conceito de TI Verde tem tudo a ver com o assunto.

Num cenário de desenvolvimento contínuo que convive com a expansão de ideias como a sustentabilidade, o aquecimento global e a responsabilidade social, a TI Verde emerge como um conceito cada vez mais importante no que concerne ao lixo eletrônico produzido por organizações e usuários.

Promoção de Julho Site Campus

Assente no princípio da reciclagem, a TI Verde pode ser designada como uma prática que visa solucionar o problema do lixo eletrônico através do gerenciamento e controle dos processos de descarte de equipamentos obsoletos. Na medida em que a evolução acelerada das TI é uma realidade social cada vez mais inevitável, o aumento do número de novos equipamentos adquiridos por particulares e empresas tem conduzido ao debate sobre a reciclagem dos equipamentos em desuso, já que a maioria destes agentes não se encontra familiarizado com este processo e acaba por colocar este tipo de resíduos juntamente com os lixos comuns.

 

TI Verde - Você conhece este conceito sustentável?

Entenda a sua importância

A TI Verde é um poderoso instrumento de reciclagem dos equipamentos eletrônicos e responde a uma lacuna gritante no âmbito das práticas sustentáveis no domínio das TI. A sua relevância vai além da preservação ambiental, já que os componentes dos equipamentos utilizados neste domínio contêm mercúrio, chumbo, metais e plásticos variados que colocam em risco a saúde humana. Além disso, a TI Verde potencia também a racionalização de recursos, propondo soluções que aludem à economia energética, seja pelo incentivo à escolha de equipamentos mais econômicos ao nível do consumo de energia, quer pela apologia à utilização de fontes alternativas de energia (nomeadamente a eólica e a solar).

A importância da conscientização

Promover a conscientização de usuários e empresas sobre a questão da TI Verde é, sem dúvida, uma missão de caráter público que deve ser tida em linha de (forte) consideração. Nesta lógica, cabe às entidades reguladoras (tanto públicas quanto privadas), governamentais e cívicas a divulgação deste conceito e a sua difusão plena e idónea com relação à sociedade, pois só um cidadão informado e esclarecido será capaz de fazer escolhas conscientes na hora de se desfazer dos seus resíduos eletrônicos da forma mais correta e amiga do ambiente.


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , ,