Que tipo de empreendedor você é? - Site Campus: A Escola do Novo GP

Que tipo de empreendedor você é?

Que tipo de empreendedor você é?

Há vários perfis de empreendedores – o informal, cooperado, individual,  social, entre outros – mas qual tipo de empreendedor você é?

Há dois grandes grupos  de empreendedor: os empreendedores por necessidade, que só empreendem para sobreviver, e os empreendedores por oportunidade, que identificam um nicho com potencial de crescimento. Veja 9 tipos de empreendedores mais comuns do Brasil e descubra qual o seu perfil:

  • Empreendedor informal: é o tipo de pessoa que ganha dinheiro porque precisa sobreviver.
  • Empreendedor Cooperado: é o tipo que empreende ligado a alguma cooperativa, como por exemplo um artesão. O empreendedor cooperado tem como meta crescer até poder se tornar independente.
  • Empreendedor Individual: é o empreendedor informal que abre sua própria empresa, contrata um funcionário e visa crescer.
  • Empreendedor Franqueado: o franqueado é aquele que inicia uma empresa a partir de uma marca já desenvolvida por um franqueador. Normalmente procuram uma renda mensal média e o retorno do investimento.
  • Empreendedor Social: são pessoas que querem ajudar o próximo e criam uma organização sem fundos lucrativos. Nesse mercado, o trabalho em equipe é primordial e o objetivo é mudar o mundo e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo.
  • Corporativo: é o funcionário que empreende novos projetos na empresa que trabalha. Trazem ideias e executam projetos que visem ao crescimento da empresa no longo prazo. Também conhecido como “intraempreendedor”.
  • Empreendedor Público: o empreendedor público é uma variação do corporativo para o setor governamental. Não se pode confundir este empreendedor com os políticos que utilizam o conceito do empreendedorismo para a autopromoção.
  • Empreendedor do Conhecimento: este usa um profundo conhecimento em determinada área para conseguir faturar. Por exemplo, um atleta que se prepara com dedicação, planeja a melhor estratégia para otimizar seu desempenho e executa com perfeição para ganhar medalhas importantes. Eles buscam realização profissional e reconhecimento com isso.
  • Do negócio próprio: este é o mais comum e costuma abrir um negócio próprio. É o indivíduo que busca autonomia, quer ser chefe e cria uma empresa, sem maiores pretensões de crescimento, para manter um padrão de vida aceitável, que lhe atribua o status de pertencente à classe média.

Esse tipo é o mais comum e por isso durante muitos anos rotulou-se designar o empresário, dono de uma empresa, como sinônimo de empreendedor e vice-versa. Você acha que todo empreendedor é um empresário? Deixe sua opinião.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha

#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,