TMA - Entendendo a Taxa Mínima de Atratividade em seus projetos

Entendendo a TMA (Taxa Mínima de Atratividade)

TMA - Entendendo a Taxa Mínima de Atratividade

O artigo discorre sobre um importante tema para o investidor, empresário ou patrocinador quando se realiza a análise da viabilidade de um projeto ou análise de viabilidade para um novo empreendimento. Estou falando da TMA “Taxa Mínima de Atratividade” também conhecida como Taxa de Expectativa.

É uma taxa de juros muito usado nos indicadores financeiros como: PayBack, TIR (Taxa Interna de Retorno), ROI (Retorno sobre o investimento) entre outros.

O que é a TMA ?

A Taxa Mínima de Atratividade (TMA) é a um conceito relacionado da “Ciências Econômicas”. Basicamente representa a taxa mínima que um investidor se propõe a ganhar quando faz um investimento. Esta taxa é formada a partir de 3 componentes básicos:

 

TMA - Conceitos
  • Custo de oportunidade: São as remunerações que serão descartadas para a realização do investimento, como por exemplo caderneta de poupança, títulos do tesouro, etc
  • Risco do negócio: O ganho tem que remunerar o risco pertinente a ação. É imprescindível compreender que quanto maior o risco, maior é o retorno financeiro esperado.
  • Liquidez: Velocidade em que se pode sair de uma posição no mercado para assumir outra, em outras palavras, é onde será analisada a velocidade de conversão do investimento em caixa.

Quando se utiliza a TMA como taxa de juros de referência, entendemos ela como a taxa de desconto ao qual aplicam-se métodos em comparação em relação a um período de tempo, como por exemplo, o VPL (Valor Presente Líquido) ou o Custo Anual Uniforme para se determinar a viabilidade financeira de um projeto ou investimento. Caso o resultado seja positivo, a TIR (taxa interna de retorno) supera a TMA e o projeto ou investimento é interessante. Em caso adverso, o resultado é negativo.

Clique aqui e veja uma aula sobre LEAP (Gerenciamento de projetos de inovação) com o professor Frederico Aranha – faça esta aula gratuitamente e aprenda mais!

Cursos Online Site Campus


#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,