Tudo que você precisa saber sobre a certificação PMP - Site Campus

Tudo que você precisa saber sobre a certificação PMP

No nosso último post reunimos as vagas de maior destaque no ramo do Gerenciamento de Projetos, mas para concorrer a maioria dessas vagas é necessário certificações. Hoje vamos falar sobre a principal delas: a PMP.

First Things First

O que é a certificação PMP?

PMP é uma certificação profissional mundialmente reconhecida oferecida pelo Project Management Institute, também conhecido como PMI. O título “PMP” (Project Management Professional – Profissional de Gerenciamento de Projetos na tradução) é obtido por meio de uma prova de certificação.

Como funciona a prova?

Calma lá! antes disso você precisa entender se é um candidato elegível para a prova e se o PMP é a certificação certa para você!

Quais são os pré requisitos para fazer a prova?

Primeiro você precisa comprovar experiência, afinal, se passar na prova vais ser um profissional certificado e não dá pra certificar qualquer um!

Existem duas categorias de comprovação de experiência:

Categoria 1: se encaixam profissionais com 3° grau completo (Formação de 4 anos, bacharelado ou equivalente) com 3 anos/36 meses de experiência em gerenciamento de projetos e “Pelo menos 4.500 horas utilizadas em liderança e direção de tarefas em projetos” – segundo o Manual de Certificação PMP.

Importante: se tiver dúvidas específicas, envia um email pra gente ou manda sua pergunta no chat do site!

Categoria 2: Se encaixam profissionais com 2° grau completo com experiência mínima de 3 anos ou 36 meses e “Pelo menos 7.500 horas utilizadas em liderança e direção de tarefas em projetos” segundo o Manual de Certificação PMP.

Mas o Manual de Certificação PMP aponta que: “A experiência em gerenciamento de projetos não pode estar sobreposta (múltiplos projetos no mesmo mês, contabiliza apenas 1 mês)“.

Você tem o que é preciso, e agora?

Agora é só preencher a candidatura on-line. Mas atenção: você não pode cancelar o procedimento, você pode salvar sem terminar de preencher e terminar mais tarde, a candidatura fica aberta para edições (sem ser enviada) durante o período de 90 dias.

Acesse o site www.pmi.org para fazer sua conta e preencher sua candidatura.

Depois de enviada a candidatura você deve concordar e aderir ao Código de Conduta Profissional e o Acordo de Renovação/Candidatura a Certificação. O resultado da sua avaliação leva, em média, 5 dias úteis se a candidatura foi efetuada via internet e 10 a 20 dias se foi realizada via correio.

Surpresa! Auditoria.

O PMI tem um sistema randômico de validação dos dados enviados para comprovar experiência. Apenas uma pequena porcentagem de candidaturas são escolhidas para a auditoria, mas digamos que você tirou a sorte grande, o que fazer? Esta auditoria ocorre apenas depois de ter seu formulário de elegebilidade preenchido e enviado ao PMI e de você ter pago a prova.

Primeiramente, você será notificado via e-mail (assim que o valor da taxa for recebido) e nele terá detalhado tudo que está sendo solicitado. Segundo o Manual de Certificação PMP, você deverá enviar documentos como “Cópia de seu diploma ou equivalente mundial; Assinaturas de seu(s) supervisor(es) ou gerente(s) do(s) projeto(s) registrados na seção “Verificação de experiência de sua candidatura” Cópias de certificados e/ou cartas do(s) instituto(s) para cada curso registrado na candidatura para comprovação das horas de contato exigidas de educação em gerenciamento de projetos;“. o PMI disponibiliza todos os tamplates necessários para essa parte do processo.

Agora você tem um prazo de 90 dias para enviar todos os documentos (envie todos de uma vez só e no mesmo envelope), o PMI disponibiliza um código postal de forma que esse procedimento não tem custo para o auditado.

Apos receber seus documentos, o processo de auditoria pode levar de 5 a 7 dias úteis para divulgar o resultado. Caso você não passe no processo de auditoria poderá pedir reembolso do valor pago na taxa de inscrição.

Uma dica: Já separe os seus certificados se preparando para a auditoria, isso pode facilitar a sua vida. Por exemplo, na hora de apontar os seus supervisores selecione aqueles que lhe são de fácil acesso.

IMPORTANTE: Segundo o Manual de Certificação PMP: “o PMI se reserva o direito de selecionar qualquer candidato para auditoria em qualquer momento, mesmo após a concessão da credencial. Se você não atender todos os requisitos da auditoria depois de obter sua credencial, você não está apto a receber o reembolso.“.

IMPORTANTE: Os documentos devem ser enviados já traduzidos para o inglês, não é necessário tradução juramentada, mesmo para diplomas.

Qual a taxa para a realização da prova?

A Taxa pode variar segundo alguns fatores como que tipo de teste é, – Teste digital ou impresso, reexame ou renovação de credencial – e seus status de associado do PMI – membro ou não-membro.

Digamos que essa é a sua primeira vez realizando a prova, você não é membro do PMI e optou por fazer a prova digital, a taxa será de U$555,00 dólares (na cotação atual, R$ 2.358,85 reais).

O Pagamento pode ser efetuado de diversas formas, cartão de crédito, cheque, ordem de pagamento e transferência bancária.
É possível obter reembolso até 30 dias antes da data de validade da elegibilidade para exame (o período no qual você estaria apto para realizar o exame, um ano), você também pode obter o reembolso caso não preencha os requisitos da auditoria, o PMI reterá uma taxa referente ao processamento de U$100 dólares.

Sobre a Prova (com ‘P’ maiúsculo mesmo)

Sobre as questões

O exame consta com 200 questões (das quais 25 são questões “beta”, que estão sendo testas pela equipe PMI e não configuram pontuação no exame, elas estão espalhadas ao longo do teste e não são identificáveis pelos participantes.).

As questões são divididas em cinco áreas, que tem relação com competências do Gerente de Projetos, elas são: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e controle, encerramento. As questões não são divididas irmãmente entre as categorias, tendo assim, quantidades diferentes de questões sobre cada área.

Sobre o tempo

O teste digital é o método padrão de aplicação do exame, mas é possível solicitar o exame físico (falaremos sobre isso mais tarde).
O Exame tem uma duração de 4 horas, não são previstas pausas durante o teste, mas se quiser parar fique a vontade, porem é importante reparar que o tempo continua discorrendo.
Antes de começar o exame de fato tem dois momentos um tutorial e uma pesquisa, ambos opcionais e com duração de 15 minutos (que não altera as 4 horas do exame.).

Sobre a aplicação

Geralmente os testes são aplicados apenas de forma digital, chamado de CBT, você se dirige a um centro de teste e realiza a prova lá, mas se você é um empregador e deseja aplicar o exame na sua equipe é possível solicitar a prova impressa, chamado de PBT, mas só os funcionários da empresa podem aplicar para o teste.
O PMI se reserva o direito de cancelar a prova ser não houver um minimo de 10 candidatos PBT.
O exame é aplicado todo em inglês, mas você pode pedir assistência em outra língua sem custos, Português brasileiro é uma das opções (Viva!), a necessidade deve ser indicada durante o processo de pagamento da taxa.

Caso necessário (por conta de uma deficiência, limitação ou qualquer condição que possa prejudicar a sua capacidade de realizar o exame), você pode solicitar que o local do seu teste seja adaptado, sem custos adicionais. Para isso é necessário enviar ao PMI um atestado, ou documento que comprove a situação, junto com os seus formulários para registro.

Elegibilioque?

Após pagamento recebido e credenciais confirmadas, você está elegível para realizar o exame. Por e-mail, recebera uma série de dados, ID do registro de elegibilidade, datas de início e término do período de elegibilidade e instruções para agendamento do exame.

Esse período mágico no qual você poderá realizar a prova é de um ano, durante esse você pode refazer a prova até três vezes, sem ter que reenviar todos os comprovantes de experiência e etc. O período de elegibilidade para a prova PMP não influencia ou interfere no período de elegibilidade de outras provas do PMI.

Agendando o Exame PMP

Exame impresso PBT: não é necessário agendar, você receberá um e-mail com a confirmação eletrônica cerca de 20 a 25 dias antes do seu exame com instruções sobre data e local do exame, horário de chegada, informações sobre documento de identidade necessário e uma pessoa de contato.

Exame digital CBT: A única forma de agendar é quando o PMI receber o pagamento da sua taxa de credencial. O agendamento pode ser feito de duas formas: pelo computador ou pelo telefone.

Se você foi aprovado para realizar o exame em instalações especiais você deve ligar para o número disponibilizado no Manual de Certificação PMI (na página 25)

Preciso reagendar/cancelar, e agora?

CBT: Se você cancelar ou reagendar o exame até 30 dias (corridos) da data do dia anterior ao exame não serão cobradas taxas adicionais, mas se você cancelar depois desse período está sujeito a uma taxa de U$70,00 dólares a ser cobrado pelo PMI.

A data limite para cancelar ou reagendar o exame é de dois dias da data anterior ao dia do exame, após essa data não é mais possível efetuar o cancelamento/reagendamento acarretando na perda de todo o valor da taxa do exame sem reembolso.

A operação pode ser efetuada pelo site da Pearson Vue – PBT: Você pode cancelar em qualquer momento até 35 dias da data anterior ao exame enviando um e-mail ao PMI para pbtexams@pmi.org, no e-mail deve conter seu nome, número de identificação do PMI, ID de grupo e o local de aplicação do exame PBT. O e-mail deve ser em inglês.

Caso você não compareça ao exame perderá todo o valor da taxa, tendo que pagar novamente se quiser marcar outro.

O que levar para a prova de PMP?

  • Documento de identificação emitido pelo governo contendo sua foto e assinatura (ATENÇÃO: O nome no documento deve ser exatamente aquele da sua notificação de agendamento, caso não for você não poderá fazer a prova).
  • No dia do exame compareça 30 minutos antes do horário marcado com documento e número de confirmação recebido no agendamento do exame, que pode ser solicitado.
  • É proibido trazer coisas (nem pessoas) para as áreas de realização do teste, como, alimentos, casacos, calculadoras, celular, relógio, bebidas, blusões, estojo de óculos, aparelhos eletrônicos num geral, carteis, sacolas, pagers, dicionários e outros itens pessoais.

    Mas não se preocupe, a Pearson Vue fornece calculadores, papel de rascunho, lápis, quadro de notas apagáveis e marcadores!

Isso Pode Anular o seu Exame!

O Manual de Certificação PMP trás uma lista de 12 itens que podem fazer com que sua prova seja anulada caso o supervisor da prova avaliar que você cometeu algum deles. Os 12 itens são:

1. Usou ou tentou usar alguém para fazer o teste;
2. Não forneceu uma identificação pessoal aceitável;
3. Teve acesso ou usou anotações ou qualquer auxílio proibido relacionado ao teste;
4. Criou um distúrbio (não será tolerado nenhum tipo de comportamento perturbador, o administrador/supervisor do teste tem critério para determinar se uma conduta específica constitui um comportamento inadequado);
5. Comunicou-se, de qualquer forma, com outra pessoa que não seja o administrador/supervisor do teste sobre o teste durante sua aplicação, incluindo a tentativa de dar ou receber assistência;
6. Tentou levar papel de rascunho da sala de testes, ou tentou rasgar o papel de rascunho;.
7. Comeu ou bebeu na sala de testes;
8. Saiu da sala ou do centro de testes sem permissão;
9. Retirou ou tentou retirar materiais relacionados ao exame ou partes do teste em qualquer formato da sala de testes;
10. Tentou usar um computador;
11. Envolveu-se em qualquer conduta desonesta ou não ética, tais como trapaça; ou
12. Não seguiu qualquer um dos regulamentos sobre a aplicação do exame previstos nas políticas do Programa de Certificações do PMI, fornecidos pelo administrador/supervisor do teste ou especificados em qualquer outro material.

Caso ocorra qualquer um dos acima citados, o Centro de Certificações pode tomar qualquer decisão que achar cabível, de proibição de futuras realizações de testes a o cancelamento de sua pontuação (se a sua prova for anulada você não receberá reembolso).

Relatório do Exame

A prova acabou, e agora? Se você fez a prova digital receberá, no mesmo dia (pode visualizar 10 dias depois no site), uma cópia impressa dos seus resultados (e a resposta que todo mundo quer ter: se foi aprovado ou não). Se você fez a prova impressa não receberá no mesmo dia, mas sim de seis a oito semanas após a data do exame no site. Também recebe um diagnostico sobre o seu desempenho em cada área (tendo passado ou não na prova).

O resultado do exame é em duas partes, a primeira contendo o score geral e a resposta se foi aprovado ou não. A segunda parte é uma análise das competências apresentadas na prova, cada capítulo recebe uma “nota” Proficiente, Moderadamente Proficiente ou Abaixo de Proficiente.

Oh no! Reprovei 🙁

Primeiramente não entre em desespero! É bem comum que os candidatos não consigam a aprovação na sua primeira tentativa, preste atenção no diagnóstico da sua prova e se prepare para a próxima!

Você ainda tem duas oportunidades de refazer o exame. Durante o seu período de elegibilidade você tem a chance de fazer o exame 3 vezes, é necessário pagar uma taxa para a nova tentativa pra você – refazendo a prova digital, não membro da PMI – a taxa é de U$375,00 dólares (ou, em média, R$1587,75).

Fiz as três vezes, mas ainda não consegui, e agora? Você deve esperar o período de um ano – do fim do seu período de elegibilidade – até poder se candidatar novamente para fazer a prova- terá de refazer todo o processo, enviar comprovação de experiência e tudo mais.

Recurso

Você tem certeza absoluta que a sua nota da prova não pode ter sido essa! Ou que a auditoria não foi justa com a análise dos seus documentos. É possível abrir um recurso pra reavaliação, como? Segundo o Manual de Certificação PMP: “Os candidatos para a credencial, ou indivíduos que possuem atualmente uma credencial, podem apresentar um pedido por escrito ao Instituto de Certificação de Recursos para a revisão de uma ação, decisão ou determinação relativa ao programa de credencial. Os pedidos podem ser enviados por correio postal para o PMI, ou por e-mail para certappeals@pmi.org.”

Fui aprovado, e agora?

Você receberá a sua credencial PMP, use com sabedoria! (lembrando que ao se inscrever para o exame você concordou em aderir ao código de Ética e Conduta Profissional PMI, não esqueça disso!).

O Manual de Certificação PMP informa que:
Dentro de seis a oito semanas, você receberá um pacote que inclui:
• Carta de congratulações;
• Informações sobre como manter e renovar a sua credencial; e
• Certificado da Credencial.
Os documentos a seguir listam:
• seu número de credencial – um número de identificação único usado pelo PMI para manter seus registros individuais de certificação
• as datas do ciclo da sua credencia
l”

Programa CCR

Tudo que é bom dura pouco e a sua credencial PMP também tem data de validade, a cada três anos é necessário renovar, mas não é necessário refazer a prova (ufa) tudo o que você precisa é fazer a manutenção da sua credencial e é aqui que entra o programa CCR, para renovar a sua certificação você deve: obter no mínimo 60 unidades de desenvolvimento profissional (PDUs), reafirmar o Código de Ética e Conduta Profissional do PMI, reafirmar o Acordo de Candidatura/Renovação de Credencial do PMI; pagar a taxa de renovação de credencial (US$ 60 para membros do PMI; US$150 para não-membros.)
Se você perder a data de manutenção é necessário refazer a prova.

PDU’s são, na tradução, Unidades de Desenvolvimento Profissional, ou seja, são unidades de medida, equivalente a horas, necessárias para renovação da credencial. Basicamente são horas de auto desenvolvimento, cursos, aulas, atividades de gerenciamento de projetos. Cada hora investida no estudo e auto crescimento é revertida em 1 PDU (mediante comprovante) e você precisa, num período de 3 anos, alcançar 60 horas/60 PDU para renovar a credencial PMP.
Existem algumas categorias de PDU e cada categoria tem exigências diferentes e para maiores esclarecimentos recomendamos ler o Manual de Credencimento PMP (página 44), não perca seu credenciamento!

Leia o Manual de Certificação PMP e faça um bom curso preparatório! Não vá pra guerra sem preparar antes!

Alterações no Exame PMP

Como você talvez saiba, no próximo semestre de 2020 o exame PMP sofrerá algumas alterações, bem como as escolas que tem permissão para promover cursos preparatórios para certificação PMP. Dentre as mudanças a prova ficará mais difícil e as escolas terão de pagar uma taxa pela licença para lecionar, então agora é a hora perfeita para prestar o seu exame – com um valor mais baixo e com professores que a anos estudam o processo de certificação e o conhecem de cabo a rabo. Não perca essa chance e venha fazer parte da escola Site Campus!

Para mais informações entre em contato!

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , , ,