User Story, Épico e Tema - Qual a diferença? - Site Campus

User Story, Épico e Tema: Qual a diferença?

User Story, Épico e Tema - Qual a diferença?

Confira, neste artigo, a diferença existente entre uma User Story, Épico e Tema e para que serve cada elemento

Entender os diferentes artefatos e nomenclaturas que rodeiam o mundo das metodologias ágeis é importante para garantir que você não fique perdido em uma reunião, ou em momentos específicos. 

O Backlog do Produto

O Product Backlog é ordenado de forma que seus itens são tão mais detalhados quanto mais acima estiverem nessa lista. Os itens da parte superior do Product Backlog são pequenos e possuem detalhes suficientes que os permitem serem aceitos no próximo Sprint para desenvolvimento. Isso significa que vamos antes de detalhar qualquer item no Product Backlog, priorizar este item. É por esta razão que vamos ter maior detalhamento naqueles itens no topo da lista, porque eles foram priorizados. Pode acontecer que um item priorizado de forma errada ou repriorizado esteja bem detalhado no fim da lista, mas esta será a exceção. 

Lembre-se: o Product Backlog é onde vamos encontrar tudo que precisa ser feito para que o produto seja construído de forma priorizada. Este artefato é de responsabilidade do Dono do Produto, ou Product Owner.

User Story, Temas e Épicos

Quando confrontados com a confusão entre user story, temas e épicos, muitos agilistas se perguntam por que não escolheríamos simplesmente falar User Story em todos os casos.

Uma das razões mais comuns é o tamanho de algumas Stories ou suas ordenações. User Stories que a princípio parecem assustadoras, muitas vezes precisam apenas ser divididas em pequenas stories que podem ser estimadas individualmente.

Curioso? Vamos as definições!

User Story: independente do formato de escrita ou representação da User Story, o importante deste item é que essa informação seja utilizada adequadamente pela equipe de desenvolvimento e, principalmente, que a equipe entenda através dela o que precisa ser construído. Elas são descrições de um recurso contado a partir da perspectiva da pessoa que deseja a nova capacidade, geralmente um usuário ou cliente do sistema. Uma História de Usuário, em português, vai representar uma necessidade específica e uma funcionalide específica. Um atendente de loja virtual que precise cadastrar um usuário pode precisar de um conjunto de campos e uma página de cadastro, por exemplo.

Épico: são User Stories que representam itens grandes demais ou sem detalhes suficientes para serem desenvolvidos individualmente. Basicamente, este item representa uma grande story que dará origem a uma carga maior de desenvolvimento ou, ainda, representar a ideia do projeto construído como um todo, criando a partir dele outras User Stories. Grandes histórias de usuários são normalmente referidas como épicos em todo projeto Scrum. Não há limite mágico no qual chamamos uma story particular de épica. Significa apenas “grande user story”.

Tema: é como chamamos uma coleção de user stories. Um tema é uma coleção de user stories de usuários relacionados. Vamos dizer que eu escrevo um grupo de stories sobre relatórios mensais que todos têm a ver com a formatação. Dando a essas stories um tema, digamos “Formatação de Relatórios Mensais”, conectamos elas à um tema.

Ficou claro para você a ideia?

Se surgiram dúvidas, não hesite em deixar seu comentário.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,