Gestão de Escopo - Entendendo os Processos (Parte 2 de 2)

Gestão de Escopo – Entendendo os Processos (Parte 2 de 2)

Gestão de Escopo - Entendendo os Processos (Parte 2 de 2)

Ainda sobre a gestão de escopo, tenha em mente que nossa declaração precisa ter os seguintes elementos:

  • Descrição do escopo do produto – Características do produto a ser entregue;
  • Critérios de aceitação do produto – Processo e os critérios para que o produto a ser entregue seja aceito;
  • Entregas do projeto – Produtos validáveis e mensuráveis que serão entregues pelo projeto;
  • Exclusões do projeto – “fora do escopo”;
  • Restrições do projeto – Limites orçamentários, por exemplo; e
  • Premissas do projeto – peças, máquinas, componentes e etc.

E a criação da EAP, como funciona? Prometo que vou escrever um artigo sobre artefatos tão singulares como a EAP, mas a teoria aqui é simples. Criar a EAP é o processo de subdivisão das entregas e do trabalho do projeto em componentes menores e de gerenciamento mais fácil. Imagine uma casa (como utilizamos em exemplos anteriores): ao invés de abordar o projeto como um todo, como “construção de casa”, vamos subdividir as entregas do projeto em grupos de pacotes, como PINTURA, TUBOS, PROJETO e etc. Note que inseri o PROJETO, porque temos que incluir na EAP o trabalho necessário para produzir as entregas, inclusive entregas do projeto.

EAP: Não É Tão Difícil

A Estrutura Analítica do Projeto deve representar todo o projeto, 100%, no que diz respeito ao escopo. Um exemplo de uma EAP em lista é:

1. Construir Casa
2. Pintura
2.1 Pintura das paredes
2.2 Pintura do telhado
3. Projeto
3.1 Gerenciamento do Escopo
(…)

A EAP ajuda muito nas atividades de construção de equipe, porque ela força a decomposição do trabalho em conjunto com a equipe. A equipe vai ajudar o gerente a montar a EAP e isso vai fortalecer o grupo e forçar os membros a assumirem responsabilidade pelos pacotes de trabalho. Posteriormente, a EAP vai dar entrada para a definição das atividades. Do pacote de trabalho “2.1 Pintura das paredes” podemos tirar atividades como “comprar tintas” e “pintar paredes de dentro”, por exemplo.

Promoção de Julho Site Campus

Então quer dizer que você chegou até aqui com seu plano de gerenciamento de escopo, tem os requisitos coletados, a declaração do escopo e também uma EAP construída. O que fazer agora?

Parabéns: Você Criou A Linha de Base do Escopo!

Agora você criou a linha de base do escopo! Isso mesmo: a declaração do escopo, a EAP e o dicionário da EAP, que é a descrição textual dos pacotes de trabalho, vão formar sua linha de base – e essa é a saída principal do processo construir a EAP.

Validando e Controlando o Escopo

Vamos encerrar o artigo e esta etapa de entendimento dos processos com a validação do escopo, que é o processo de formalização da aceitação das entregas concluídas do projeto, e o controle do escopo. A validação é um processo de monitoramento e controle e tem como entrada o plano de gerenciamento de projeto e ainda outras, mas principalmente as entregas verificadas pelo processo controlar a qualidade. Uma vez tendo verificado as entregas, é possível validá-las com o cliente. Por meio de técnicas como inspeção o cliente ou a parte interessada pode medir, com base nos critérios de aceitação o índice de aderência e se os critérios foram atendidos. A principal saía do processo é justamente o termo de aceite, tendo por base o dicionário da EAP, assinado pelo cliente ou pelo representante do mesmo. Este documento será entrada para o processo de encerramento do projeto ou fase. Não sendo aprovada a entrega, é possível gerar uma solicitação de mudança, por exemplo.

Controlando o Escopo: A Ponte Entre Entregas E Mudanças

O processo final da área de escopo é o controle, que irá fazer a ponte entre o controle integrado de mudanças e as variações percebidas nas entregas geradas pelo gerenciamento do projeto. A ferramenta que merece destaque aqui são justamente as análises de variação, que irão permitir o mapeamento destas variações.


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , , ,