PMI e PMBoK: Vamos colocar no planejamento? - Site Campus

PMI e PMBoK – Vamos colocar no planejamento?

PMI e PMBoK - Vamos colocar no planejamento?Voltado para o gerenciamento de projetos, o PMI é uma entidade de classe mundial sem fins lucrativos e com capítulos espalhados por todo o mundo.

Fundada em 1969, na Filadélfia, Pensilvânia, Estados Unidos, o PMI – Project Management Institute – foi iniciado com apenas 5 voluntários. Em Atlanta, Geórgia, nos Estados Unidos, aconteceu o primeiro seminário da organização, que contou com um público de cerca de 80 pessoas. Atualmente, com cerca de aproximadamente 400.000 associados, é a maior instituição de profissionais de gerenciamento de projetos do mundo. Presente em mais de 170 países, os profissionais afiliados são de diversas áreas de trabalho, desde engenharia civil, indústria automotiva, infraestrutura de informática e telecomunicações, serviços financeiros e ainda mais. O principal instrumento de comunicação do PMI para com seus membros e com a comunidade em geral são os padrões que ele estabelece de gerenciamento de projetos, programas e portfólios. Também é responsável por uma série de certificações relacionadas com os livros que edita. O mais conhecido destes livros é o PMBoK.

Project Management Body of Knowledge

Como o próprio nome esclarece, o Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é a reunião do conhecimento em gerenciamento de projetos do Project Management Institute (PMI). As práticas em gerenciamento de projetos que são amplamente conhecidas e reconhecidas como bem sucedidas são descritas no livro, juntamente com definições e explicações sobre outras questões envolvendo o gerenciamento de projetos.

O livro PMBOK é dividido entre as 10 áreas de conhecimento em gerenciamento. Também fazem parte do volume uma introdução ao gerenciamento de projetos e o ciclo de vida de projetos. O livro é construído de maneira lógica, explorando os termos colocados e trazendo luz aos principais conceitos apresentados.

Vale ressaltar que os conhecimentos e práticas apresentados não devem ser considerados como uma fórmula pronta. Cada gerente de projeto deve tomar a decisão de utilizar ou não determinadas práticas, inclusive como utilizar e que parte utilizar.

As dez áreas de conhecimento do PMBOK são, respectivamente: Gerenciamento de Integração, Gerenciamento do Escopo do Projeto, Gerenciamento do Tempo, Gerenciamento dos Custos, Gerenciamento da Qualidade, Gerenciamento dos Recursos Humanos, Gerenciamento das Comunicações, Gerenciamento de Riscos, Gerenciamento de Aquisições e Gerenciamento das Partes Interessadas.

O gerenciamento da integração do projeto envolve as diversas atividades que garantem a integração dos diversos elementos do gerenciamento de um projeto. A gestão do escopo é responsável por garantir que todo o trabalho necessário, e não mais do que o necessário, seja incluído no projeto. O gerenciamento do tempo é responsável pela conclusão do projeto dentro do prazo estabelecido, assim como a gestão de custos é a área de conhecimento que garante que o projeto irá terminar dentro do orçamento previsto. A gestão da qualidade refere-se aos processos de garantia e controle da qualidade especificados para determinado projeto, fazendo com que o mesmo atenda os requisitos determinados. O gerenciamento de recursos humanos é dirigido à gestão de pessoas dentro do projeto, enquanto o gerenciamento das comunicações recolhe, dissemina e armazena as informações referentes ao trabalho que está sendo realizado. A gestão dos riscos identifica, analisa e controla os riscos do projeto. A gestão de aquisições é a responsável por descrever os processos de compra ou aquisição de produtos, e até mesmo de resultados para o projeto. Por fim, a gestão das partes interessadas busca gestar os interesses e necessidades das partes envolvidas no projeto para garantir seu sucesso.

Para mais informações entre em contato!

Conecte-se com o Professor Frederico Aranha no LinkedIn e fique por dentro dos novos posts sobre PMI e muito mais!

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags: , , , ,