Visão Holística em Projetos - Vamos Planejar?

Visão Holística em Projetos – Vamos Planejar?

Visão Holística em Projetos - Vamos Planejar?Enquanto eu me preparava para fazer as certificações intermediárias de ITIL, deparei-me com a tal “visão holística”.

Recentemente, em uma reunião, até foi motivo de uma brincadeira saudável o fato de eu usar tanto a expressão “visão holística”.

Como expliquei aos meus colegas, ter uma visão ampla e bem estabelecida do todo é essencial para o desenho de serviços. Sem a tal visão, você vai desenhar serviços que podem até ser muito bem estruturados, mas que correm o risco de não atender as necessidades do negócio ou estão acima da capacidade operacional de uma central de serviços, por exemplo.

Pacote Carreira Gerente Híbrido de Projetos Site Campus

Construa Sua Visão do Todo

E em projetos, onde e quando construímos e aplicamos esta visão holística? Sinto que deixamos muito para o “fora do escopo”, para o caso de negócios e para a gestão de portfólio, mas na realidade  nem sempre vamos ter um gerente de portfólio ou uma equipe de gerentes comerciais criando contratos em conjunto com o departamento de recursos humanos. Como gerentes de projeto, temos que entender o todo e fazer o que tiver de ser feito para entregar os resultados dos projetos que gerenciamos. Temos uma ótima base para consulta, que é o PMBoK, mas não deixe-se bitolar pelo ideal.

Não Há Visão Holística Sem Um Framework

Sou empreendedor e é comum ter projetos pequenos. A primeira coisa que senti falta, logo que terminei meu pós-graduação em gestão de projetos, foi a falta de um padrão de projetos próprio. Não existe visão holística ou projeto que se sustente sem um padrão. O próprio PMI apresenta seu padrão no anexo A1 do PMBoK. Não existe milagre: se você quer utilizar boas práticas, tem de saber como e tem de ter instrumentos. Os artigos que tenho publicado são orientados para construção de artefatos de gerenciamento de projetos e tem o objetivo de ajudar os leitores a construírem seu próprio padrão.

A visão holística entra em cena a partir do momento em que entendemos os processos de gestão de projetos e sabemos construir artefatos para viabilizar a execução destes processos. Escrevi bastante sobre integração aqui no blog porque esta área com certeza é a área que tem este objetivo de estabelecer a ponte entre a visão “macro” e a “micro”. Recordo-me de quando estava na faculdade e das aulas de economia: macro aqui é o relacionamento entre processos e planos auxiliares, taxa de retorno, relacionamento entre o projeto e o negócio. “Micro” são os pormenores de gestão de cada área de conhecimento.

Tenha Seu Próprio Framework

Sou defensor do padrão de projetos individual. Quero dizer com isso que cada gerente de projetos deve construir seu próprio padrão para ganhar intimidade com as melhores práticas e, ao mesmo tempo, criar seu estilo de gestão. Tendo um padrão próprio é possível oferecer serviços como autônomo e também colaborar para construção de padrões dentro de organizações. Além disso, com um padrão próprio é mais fácil de se adaptar a outros padrões. Você aumenta sua capacidade de “visão holística” ao construir seu próprio padrão. Acredite em mim: existem mais empresas trabalhando SEM um padrão do que empresas trabalhando COM.

Quando chegamos em uma nova empresa para atuarmos como gerentes, temos que saber agregar ao projeto os ativos de processos organizacionais ao padrão de projetos que pretendemos utilizar. Flexibilidade para adaptar-se ao ambiente é fruto da experiência. Como mencionei anteriormente, não podemos nos bitolar pelo ideal e buscar a perfeição nas organizações. Ter visão holística é entender o ambiente e adequar-se de forma a otimizar sem fazer a máquina emperrar. Mudanças muito agressivas são contraproducentes.

E Você, Tem Visão Holística?

E o que você acha sobre a “visão holística”? Você acredita ter? O que pode ser adicionado a este texto para torná-lo mais completo? Ajude-me!

Clique aqui e veja uma aula com diversas dicas para você crescer como líder no mercado gerencial e decole em sua carreira de marketing – faça gratuitamente esta aula e conheça nosso curso Seja Você O Líder agora mesmo!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus

Tags: , , , , ,