Você atingiu suas metas em 2016? - Site Campus

Você atingiu suas metas em 2016?

Você atingiu suas metas em 2016?

Você conquistou suas metas neste ano? Quer atingir seus objetivos e não sabe como? Confira neste artigo como organizar e acompanhar suas  metas durante o ano todo!

No artigo anterior falamos sobre a técnica Pomodoro e como ela pode ajudar na conquista da certificação PMP. Para muitos ter uma certificação é uma meta. Saiba agora como fazer para conquistar as suas metas ainda neste ano!

O fim do ano está próximo e você já começa a pensar que não realizou nada neste ano. Se realizou começa a pensar o que fará no próximo ano. Vale de tudo: Viagens, estudos ou emprego. Mas será que você está realmente planejando seu futuro? Ou está apenas deixando os dias passarem, deixando a vida te levar?

Porque não aplicar algumas técnicas de gestão de projetos ágeis para buscar a conquista das suas metas?

Cartaz de Metas

A idéia do Cartaz de Metas lembra muito os conceitos de relatórios visuais.
Basicamente você precisa de uma folha A4, algumas revistas, cola e tesoura.

Recorte alguns desenhos ou frases das revistas que representam suas metas e objetivos. Coloque esta folha em um lugar que você vá ver com frequência. Isso ajudará na busca.
Carreiras Site Campus

 

Agora com uma segunda folha A4, escreva os detalhes destes planos, representados pelas imagens. Desta forma você poderá sempre se lembrar porque colocou determinado desenho na folha principal.

Seja realista. Não adianta colocar sonhos impossíveis. Quebre os sonhos mais complicados em sonhos menores – olha o conceito do scrum de backlog e estórias – não queira realizar tudo de uma vez!

O Cartaz de Metas é legal mas não o suficiente. Veja este cartaz como seu Backlog. Você coloca um sonho, por exemplo, uma viagem. Mas e as atividades, como vai organizá-las? Para viajar você precisa do dinheiro, de comprar passagem, reservar hotel, fazer roteiro, etc. Como organizar isso?

Crie seu Kanban (ou Mapa da Vida)

Para ajudá-lo, veja este modelo. Imprima-os em A3. Agora pegue alguns post-its.

A primeira folha é o quadro do ano atual. Escreva e coloque post-its com as estórias, um resumo do seu quadro de metas. Exemplo: Viagem ao Japão. Priorize suas estórias.

Use a coluna “Para Fazer” para colocar as atividades em relação às estórias principais. Exemplo: Curso de Japones, compra de passagens, economizar X reais para gastar no japão, etc.

Conforme você for realizando as atividades, mova os post-its para a coluna “Em Progresso”. Você só vai colocar na coluna de concluídos quando realmente terminar. Não adianta iniciar várias ao mesmo tempo. Seja coerente de acordo com o seu limite!

Se você completou todas as atividades pequenas, provavelmente você atingiu a sua meta!

Se você focar nas pequenas atividades, sempre olhando para a meta, conseguirá atingí-la. E eventualmente alguma atividade pode não funcionar. Vamos supor que você perceba que não precisa do curso de japonês para viajar. Apenas coloque o post-it na parte de “Cancelados”. Porque não jogar fora? Simples, as vezes precisamos replanejar e deixar alguma atividade pra outro período e neste caso o curso de japonês pode ser uma delas.

Tudo bem, você planejou seu ano, mas como ficam os próximos? Use o slide seguinte. Criei pensando em 5 anos de planejamento. Você pode montar um para 5, 15, 20 anos! Mas como preencher?

Eu costumo ir do final para o começo. Exemplo: vou em 2020 e coloco que quero comprar uma casa X. No ano anterior posso definir uma meta de economia, e no ano antes posso definir como meta melhor emprego ou buscar aumento de salário. Algumas metas e sonhos são grandes e devem ser quebrados. Realizar um pouco por ano o ajudará a atingir seu principal objetivo.

Agora você tem no seu armário uma folha A4 que lembra você todos os dias dos seus planos. Tem um quadro com as atividades para você acompanhar dia a dia ou semana a semana. Também tem um que lista seus sonhos e metas para os próximos anos. E agora, o que fazer?

Comece a executar seu plano! Descubra o que faz sentido e o que não faz para atingir aquela meta em questão. Avalie seus valores pessoais e seu estilo de vida para ver se são compatíveis. Um sonho nunca é grande demais. Se é, basta sonhar um pouco por dia.

Lembre-se: A vida é como um projeto. Tem início, meio e fim. Sem planejamento você não entregará o ‘valor’, o produto do seu projeto. E a vida é um projeto ‘único’, você tem apenas uma chance de ter sucesso com ele 🙂

Gostou do artigo? Tem algum comentário ou dica de como gerenciar melhor nossos planos? Comente! Obrigado pela leitura e até a próxima!


#
Compartilhe!
Fale com o Site Campus!

Tags: , , , ,