War Room - Vamos Resolver o Problema do Projeto

War Room: Vamos resolver o problema de nosso projeto?

War Room Vamos resolver o problema do nosso projeto

Você sabe como utilizar as salas de guerra ao seu favor? Confira como utilizar uma War Room pode ajudar a resolver os problemas de seu projeto

War Room – Quando um projeto passa por problemas, seja qual for sua natureza, precisamos buscar alternativas que nos ajudem a enxergar aquilo que não está claro. Dentro desse contexto de busca por soluções, as salas de guerra, ou War Rooms, ajudam a equipe a focar na resolução do que precisa ser entregue.

Contextualizando um pouco, essa ideia vem da Segunda Guerra Mundial. Winston Churchill tinha apenas um objetivo quando iniciou o trabalho em sua famosa war room: derrotar as tropas de Hitler na II Guerra Mundial. E foi justamente por isso que sua estratégia deu tão certo.

Ao longo dos mais de cinco anos em que o bunker do primeiro ministro britânico funcionou como ponto de encontro, debate e planejamento de ações para alcançar esse objetivo, cerca de 115 reuniões foram realizadas ali com um único propósito: definir o passo a passo que tornaria essa meta possível de ser alcançada.

Foco no problema

Ao focar no objetivo, tendo a ajuda de pessoas qualificadas e liberdade para compartilhar ideias, tudo em um mesmo local, as chances de resultados positivos são enormes. Uma War Room bem feita tem a capacidade de ajudar a encontrar a solução para os problemas da empresa e de manter a equipe motivada.

Em uma war room, as principais decisões não são tomadas em 15 minutos. Muitas vezes, os participantes precisam ficar horas lá dentro debatendo as questões que estão na pauta para decidir que rumos vão seguir.

Uma sala de guerra no contexto de projetos permite que todas as pessoas envolvidas naquele determinado problema possam debater e trabalhar focadas na busca por soluções.

Criando uma War Room

A sala é geralmente fechada para aquela equipe, onde as pessoas estão disponíveis para responder a perguntas, discutir questões e atender todos os chamados que precisam ser resolvidos para que consiga dar conta das entregas.

O mais bacana em ver esse conceito crescendo, é que algumas empresas já organizam algumas ‘war rooms’ tematizadas para serem verdadeiros bunkers, preparados para uma estratégia de guerra. Esse tipo de sala permite que as pessoas entrem no clima da solução de problemas.

Ao mesmo que este tipo de sala é construído pensando na estética e na forma de envolver as pessoas, existem os gerentes que conseguem transformar até mesmo salinhas chatas de reuniões em produtivas salas de guerras.

Para finalizar, pense sempre na solução de problemas como uma forma de controlar aquilo que não está dando certo. Logo, não pense nessas alternativas para todos seus projetos, pois se ele for bem gerenciado não se espera ver tantos problemas assim, que precisem de uma sala de guerra focada para resolver eles, não é mesmo?

Quando uma War Room é usada para resolver problemas, costuma-se ver retornos rápidos sobre essa estratégia. Isso garante ao time e ao gerente do projeto que as coisas estão andando, o que faz a sala de guerra ser uma boa alternativa quando precisamos retomar o rumo do nosso projeto ou entregar uma tarefa específica que pode (ou já está) atrasada.

Assine a newsletter do prof. Frederico Aranha
#
Fale com o Site Campus

Tags:, , , ,